Conteúdo atualizado a 12/09/2023
Estou aqui de novo falando do “X” por que essa pauta ainda vai render muito. Vamos lá, todo mundo já tá cansado de saber que Elon Musk mandou e o Twitter mudou de nome no último domingo para “X”, e isso implica em dizer que o perfil oficial da rede social também precisou mudar seu nome de usuário, assumindo o “X”. Mais uma aventura no meio de outros processos de propriedade intelectual.
Tabela de Conteúdos
O que a plataforma não contava era que, desde 2007, o endereço “@x” já tinha dono no Twitter. Mesmo assim, não teve jeito: a rede social mudou o seu perfil oficial para X e o @Twitter foi desativado de vez. O dono do endereço anterior simplesmente teve o seu identificador tomado.
Isso mesmo, você não leu errado. Antes do Twitter se tornar “X”, o nickname pertencia a Hwang, co-fundador de uma empresa de fotografia que, curiosamente, fica na mesma cidade da sede do X, também em São Francisco.
Em entrevista ao Mashable, Hwang esclareceu que a letra “X” é a inicial do seu nome do meio, por isso ele sempre utiliza o código em todos os serviços online, é como uma marca sua.
O “X” da questão Elon Musk?
Hwang amanheceu na segunda com o endereço @x1234567998765, nada criativo, num é?
Ao site Telegraph, Hwang disse que já imaginava que isso fosse acontecer e que, claro, estava mais que disposto a considerar a venda da conta @x. O que não aconteceu. Ele simplesmente recebeu um e-mail na terça-feira, onde era informado que o nome estava a ser tomado pela empresa.
“Eles simplesmente ficaram com ela, mais ou menos o que eu pensei que poderia acontecer”
Claro que após a mudança, usuários da rede — que não são nada curiosos —, iniciaram uma jornada, seguindo o perfil de Hwang na tentativa de entender o desfecho da história.
Mas o enredo final era bem óbvio: claro que Elon Musk tomaria o @ sem titubear. O cara é o dono da parada toda. E mais, vale ressaltar que nenhum usuário não possui o direito de propriedade sobre o seu nome de identificação na plataforma.
Reação de Hwang
Fazer o que? “tudo fica bem quando termina bem”, é a piada-fixa no topo do novo perfil de Hwang na rede social. De que jeito, tem que aceitar a rasteira e seguir. Revendo o perfil de Hwang, ele acompanhava todas as atualizações de Elon e da plataforma. Será que ele imaginava que essas atualizações chegariam no perfil dele?
Hwang confessou que a plataforma lhe ofereceu um novo identificador de sua escolha — desde que esteja disponível, né? (risos).
Voltando ao falecido Twitter, a plataforma “X” segue firme com os seus planos de reposicionamento de mercado. Todas as comunicações, a sede em São Francisco, o logo do site, e a foto de perfil de Elon Musk , tudo já faz menção à nova marca.
Mas nem tudo tá marcado com “X”. Tanto o ícone do aplicativo, como tantos outros perfis de suporte da plataforma, ainda mantêm vivo o passarinho azul.
Falta uma consistência nessa comunicação, Musk. Contudo, todo o mundo já está se preparando para lidar com a nostalgia do pássaro azul mensageiro.
Fonte: Blocktrends