Quem nos lê está a par da constante evolução das finanças descentralizadas (DeFi), a Uniswap emerge como um farol de inovação, redefinindo o paradigma das corretoras de criptomoedas.
Enquanto que plataformas tradicionais enfrentam desafios relacionados com centralização e liquidez, esta plataforma tem uma abordagem distinta e serve como uma representante significativa das DeFi e é sobre ela que iremos falar nesse artigo.
Tabela de Conteúdos
O que é a Uniswap?
A Uniswap se destaca de entre as bolsas tradicionais como a Binance ou a Coinbase, na medida em que não tem uma entidade central.
Nesse contexto, a gestão do patrimônio é concedida exclusivamente aos usuários por meio do token UNI, conferindo, ainda, aos detentores do token o direito de participar das votações que moldam o destino da Uniswap. Essa transações ocorrem através das pools de liquidez da Uniswap.
A Uniswap Labs, sediada em Nova York, é responsável pelo design e manutenção do aplicativo Uniswap, mas devemos realçar notar que o protocolo em si é regido pela sua comunidade. Aliás, Hayden Adams, fundador do protocolo e CEO da Uniswap Labs, é reconhecido por ser uma figura influente no campo da criptografia, pelo que torna tudo isso muito mais dinâmico.
Principais funcionalidades da exchange
Além das características diferenciadoras que mencionamos, a Uniswap tem outras features que importa realçar, nomeadamente:
Interface de usuário simples:
- É bastante intuitiva, facilitando o acesso a todos os recursos, incluindo os mais avançados.
Ampla seleção de tokens:
- Atrai mais tipos de tokens do que muitas outras exchanges descentralizadas.
NFTs
- Atua como um plataforma de NFTs, oferecendo uma variedade pesquisável de NFTs dos principais mercados.
Conclusão
A Uniswap é a principal exchange entre as descentralizadas e é adequável a todo o tipo de utilizadores, sejam eles mais ou menos experientes.
Um dos melhores aspetos dessa exchange é o facto de possuir um interface de usuário interessante, bem como ter uma ampla gama de comunidade. Além disso, não tem qualquer requisito de KYC e funciona com várias blockchains.
Em sentido contrário, possui taxas altas quando comparada com exchanges centralizadas, o que pode levar alguns traders a optar pelo ‘tradicional’.