Muito tem se falado sobre uma inclusão financeira mais ampla. Esse tem sido um objetivo global, na tentativa de garantir que todas as pessoas tenham acesso a serviços financeiros básicos. São as criptomoedas além das fronteiras.
É um tanto curioso — ou não —, pois têm insurgido como essa ferramenta potente e transformadora, incumbida de impulsionar uma inclusão financeira mais justa e eficaz, fornecendo oportunidades econômicas a milhões de pessoas em todo o mundo.
Será que as criptomoedas vão potencializar a promoção da inclusão financeira e assim quebrar as barreiras tradicionais?
Criptomoedas e acesso a serviços financeiros
Se tiver de indicar o principal impacto que as criptomoedas estão causando no mercado, sem sombra de dúvidas, aponto que a forma como estão promovendo a inclusão financeira, fornecendo acessos financeiros básicos sub-bancarizados e até mesmo não-bancarizados, é a maior valia que essas belezuras digitais tem oferecido ao planeta.
Parece absurdo, mas ainda existem milhões de pessoas em todo o mundo que não têm acesso a uma conta bancária básica, e isso as tornam totalmente excluídas do sistema financeiro convencional. Mas isso deve mudar.
Com a popularização das criptomoedas, essas pessoas podem criar uma carteira digital e, facilmente, acessar e gerir as suas moedas, permitindo-lhes enviar, receber e armazenar todo e qualquer valor de forma segura e eficiente. Tudo isso sem a mínima necessidade de um intermediário financeiro tradicional.
Em um mercado cada vez mais digital, onde o dinheiro físico se faz cada vez menos necessário, as moedas digitais estão revolucionado a forma como adquirimos produtos e serviços, rompendo barreiras comerciais e aproximando o comércio global.
Acesso de baixo custo ao mercado internacional
Você sabia que para muitas pessoas que moram no exterior, enviar dinheiro para familiares que vivem no Brasil ainda pode ser muito burocrático e gerar taxas de câmbio desnecessárias.
E mais, se você vive no Brasil e costuma fazer algumas compras em sites “gringos”, você também sofre com taxação, conversão e, caso você utilize cartão internacional, somado as essas taxas, você ainda paga impostos por produto e outros tributos aos bancos pela transação.
O animador é que, em um futuro muito próximo, as criptomoedas passem a desempenhar um papel decisivo nessa transação, entregando toda e qualquer tipo de transferência internacional oferecendo baixo custo e de maneira instantânea e segura.
Afinal, as transferências em criptomoedas em plataformas blockchain já são realizadas de forma rápida e a taxas são muito mais atrativas.
Criptomoedas e mercados globais
A possibilidade de investir em mercado globais está ainda mais próxima da nossa realidade. O seu uso em transações empresariais, potencializa a inclusão desses negócios em mercados globais, possibilitando que investidores de diferentes partes do mundo participem de atividades econômicas e transações financeiras utilizando uma mesma moeda.
Vejamos, com a adoção das criptomoedas, pequenos empreendedores podem acessar plataformas de comércio eletrônico global como Shein e Ali Express, por exemplo, e vender os seus produtos ou serviços diretamente a clientes internacionais, sem ter de enfrentar as barreiras e custos associados a sistemas de pagamento tradicionais como bancos.
Ainda há muito por acontecer
Apesar das criptomoedas apresentarem grandes oportunidades para promover a inclusão financeira, também existem muitos desafios a serem enfrentados nesse processo de mudança, legislações e atualizações.
O fator “volatilidade dos preços”, a falta de uma regulação mais clara e uniforme, bem como a necessidade de educação financeira adequada, são algumas das questões que precisam ser fortemente planejadas e discutidas para garantir que as criptomoedas sejam realmente utilizadas de forma responsável, segura e eficaz.
Esses criptoativos estão desempenhando um papel significativo na promoção da inclusão financeira, isso é inegável. São responsáveis por abrir portas para serviços financeiros básicos, possibilitando transferências internacionais de baixo custo a pequenos negócios e empoderando empreendedores, permitindo a sua entrada em mercados globais.
A grande verdade é que, à medida que a tecnologia evolui e as suas soluções são aprimoradas, a sociedade é obrigada a se adaptar a essas mudanças. Foi assim com o início do uso do computador, depois, com a nossa adaptação aos smartphones, e vai ser assim sempre com tudo.
As criptomoedas são o início de um processo de construção de identidade digital e da extinção de moedas físicas. Quem sabe, em um futuro bem próximo, o mundo todo possa negociar uma única moeda com um valor unificado em todo o planeta.
1 comentário
Disse tudo, Clay! As criptomoedas é o inicio desse grande avanço desse processo ambicioso de unificação da economia mundial. Podem escrever ai, ainda tem muito pra acontecer!