Conteúdo atualizado a 08/11/2023
O trânsito parou! Pela quinta vez em toda a sua história, a rede de Bitcoin parou e a produção de blocos esteve suspensa durante aproximadamente uma hora.
Este fenômeno, como se pode perceber, é raro, e normalmente poderá não ter grandes consequências. Porém, é normal que o pânico se tenha instalado entre a comunidade cripto.
Tabela de Conteúdos
O que aconteceu na rede Bitcoin?
Durante o dia de ontem, a rede Bitcoin enfrentou um problema de congestionamento de rede e parou.
De acordo com os dados fornecidos por várias fontes, e pelo próprio site BTC.com, a produção de blocos na rede Bitcoin parou, ontem, entre as 11h47 e as 12h56 de Brasília. Ou seja, por mais do que uma hora. Após essa interrupção, a produção de blocos foi retomada, tal como toda a atividade dentro da rede.
Quais as últimas vezes em que a rede Bitcoin parou?
A última vez que a rede BTC parou foi em maio de 2023. Dessa vez, o tempo de paragem também rondou a uma hora. Antes disso, tinha parado por aproximadamente 2 horas em 2021.
A paragem desse ano afetou sobretudo uma das maiores exchanges de criptomoedas, a Binance, que teve de suspender, de forma temporária, os levantamentos de BTC a todos seus usuários. Ou seja, teve implicações nefastas para várias entidades envolvidas.
Um dos principais motivos associados à última paragem foi a crescente popularidade dos tokens Inscription e BRC-20.
Porque é essencial a produção de blocos?
Como está no nome, a blockchain depende da produção de blocos e tem nesse um processo essencial para muitas redes.
Imaginemos o blockchain do Bitcoin. Exige a produção de novos blocos num determinado espaço temporal.
Ora, como todos sabemos, esse processo é chamado de mineração, e seus participantes (chamados mineradores) têm de resolver problemas matemáticos complexos para produzir um novo bloco.
Se o primeiro minerador resolver esses problemas, um novo bloco será adicionado à blockchain para posterior confirmação. Depois, o minerador é recompensado no final desse processo, resultando na produção de uma nova criptomoeda.