Conteúdo atualizado a 29/12/2023
No ecossistema das criptomoedas, a presença crescente e impactante da tecnologia blockchain é algo familiar. Gradativamente, essa inovação conquistou um espaço proeminente no cenário da transformação digital e da inovação.
Os atributos intrínsecos deste tipo de solução tecnológica, como transparência, segurança e descentralização, despertaram entusiasmo não apenas no âmbito financeiro, mas também em diversos setores. Cada vez mais líderes atuais e em ascensão estão ávidos por compreender e explorar essa tecnologia, nomeadamente pela regulamentação atual que permite ainda bastantes aplicações inovadoras.
Porém, apesar de oferecer um potencial promissor, é crucial reconhecer que a esta tecnologia não é, ainda, uma solução universal. Assim como qualquer outra inovação, requer o seu tempo para ficar devidamente implementada. Além disso, não sendo ainda tão difundida quanto os meios convencionais, existem ainda skills necessárias que quem quer investir, pode não ter para arrancar.
Embora muitas vezes haja um viés favorável ao ecossistema das criptomoedas ao discutir esse tema, é fundamental perceber os desafios específicos enfrentados pela Blockchain.
Como efeito, não se trata de uma panaceia mágica, mas sim uma ferramenta com suas próprias barreiras e obstáculos, que atrasam a sua adoção em massa. É para eles que vamos olhar ao longo desse artigo.
Tabela de Conteúdos
Regulamentação (ou ausência dela)
É uma palavra que temos usado vezes sem conta no nosso portal e volta a ser relevante, sobretudo quando falamos da adoção em massa da Blockchain.
A falta de regulamentação é frequentemente citada como um motivo para a relutância em adotar plenamente a tecnologia. Essa lacuna regulatória é uma preocupação que atravessa diferentes setores de atividade, dificultando a expansão da Blockchain.
Além disso, a forma frenética como avança o ritmo da inovação apenas complica a atuação das entidades reguladoras, que enfrentam o desafio de estar a par do constante desenvolvimento das tecnologias.
Apesar desse cenário, é relevante mencionar que existem diretrizes legais projetadas para orientar a regulação da Blockchain, que delineia a postura que o governo deverá adotar.
As skills (ou a falta delas)
A tecnologia blockchain continua a ser um campo emergente, e a escassez de habilidades essenciais para o seu desenvolvimento e aplicação permanece evidente.
Veja também>>> Segurança em Blockchain: Não Subestime os Hackers
O mercado de skills nesta área é altamente competitivo e tem mantido essa dinâmica ao longo do tempo. O aumento do custo e a dificuldade em reter talentos nesse campo ampliam as preocupações das organizações quanto à adoção da tecnologia e sua integração com sistemas já estabelecidos.
Há clientes de empresas que, de forma frequente, mencionam essa questão como um obstáculo no desenvolvimento de produtos, até porque levam a que haja complicações na criação de interfaces amigáveis e na incorporação de alguns aplicativos nos sistemas existentes.
Recursos Financeiros
A falta de recursos financeiros é uma barreira significativa para a adoção em massa do blockchain.
Com efeito, a implementação dessa tecnologia não é isenta de custos e, para muitas organizações, isso pode ser decisivo. Contudo, uma das lições que podemos tirar da pandemia é que as organizações, especialmente os departamentos de IT, têm a capacidade de se adaptar e evoluir mais rapidamente do que se imaginava.
Além disso, tudo, os desenvolvedores enfrentam desafios financeiros para viabilizar os aplicativos de blockchain e a infraestrutura de suporte necessária, enfrentando complexidades inerentes a esse processo.
Outros fatores para a falta de adoção em massa da Blockchain
A adoção abrangente da Blockchain estará sempre dependente de uma adoção abrangente para operar de maneira eficiente.
Com efeito, a monitorização eficaz requer não apenas que uma organização adote esta tecnologia, mas também que seus fornecedores façam o mesmo. Isso significa que todas as partes envolvidas precisam participar ativamente da Blockchain, o que nem sempre é fácil de alcançar.
Além disso, a hesitação dos clientes de quem trabalha com blockchain e a respetiva formação são áreas que precisam de atenção e consomem tempo considerável.
Ou seja, os fornecedores destes serviços enfrentam desafios específicos, que incluem a relutância dos parceiros, a falta de um efeito de rede, escassez de skills e dificuldades financeiras.
Já no campo dos desafios técnicos, questões como a interoperabilidade com os sistemas essenciais representa um obstáculo relevante.
1 comentário
You’re a game-changer! This information is perfect for my current task.you can Visit BIGDEWA