Conteúdo atualizado a 19/04/2024
A Binance apresentou uma masterclass conduzida por Vinicius Volpatte no Web Summit Rio, explorando a sua jornada no universo cripto, salientando a adoção da criptomoeda e como os criptoativos podem simplificar os esforços financeiros e ao mesmo tempo valorizar a concentração da sua economia.
A masterclass trouxe à tona tópicos que estão diretamente ligados aos serviços e produtos da própria Binance dentro do blockchain e no mercado de criptomoedas.
A BR Cryptos procura te deixar informado sobre as novidades e tendências do mercado. Aproveite e leia: “5 formas que a Web3 e a Blockchain promovem a segurança”
Tabela de Conteúdos
Binance, a exchange que mais cresce
A Binance está no mercado de investimentos desde agosto de 2017, 6 meses depois se tornou a maior exchange cripto no mercado, e não apenas, pois também provê liquidez para outros players, funcionando como uma bolsa para outros provedores.
Atualmente tem quase 190 milhões de usuários, tem mais de 100 bilhões de fundos em custódia de clientes, além de US$ 1 bilhão de Fundo SAFU, como fundo de proteção ao usuário, caso haja algum problema com o cliente (esse valor fica separado do que está em custódia).
A exchange também viabiliza um site onde os clientes têm a possibilidade de verificar todos os endereços sobre fundos que estão no próprio site, além disso, saber onde eles estão no Blockchain.
Conhecida como plataforma P2P (Pear-to-Pear) sem terceirização, é líder no mercado como o site que mais vende NFT, está em mais de 180 países e pode ser consultada em mais de 30 idiomas.
O cenário cripto a partir da Binance
Diria que esse crescimento da Binance está correlacionado ao crescimento das criptomoedas, sobretudo das maiores criptomoedas, como Bitcoin e Ethereum. Considere que dois terços do volume de criptos hoje em dia, passa pela plataforma.
A masterclass permeou pelo funcionamento do Blockchain, como um ecossistema que tem 3 regras de ouro:
- os dados podem ser adicionados
- os dados não podem ser removidos ou modificados
- novo conjunto de dados deve referenciar o anterior
Os criptoativos não existem sem o Blockchain, mas o Blockchain existe sem criptoativos.”
afirma Vinicius Volpatte (Strategy e Ops sr manager da Binance)
E como é utilizada essa tecnologia no mundo real? Através, por exemplo, de remessas internacionais com as menores taxas e maior velocidade, finanças descentralizadas, ou seja, a democratização de produtos financeiros, armazenamento de dados sendo possível armazenar grandes registros com alta integridade, gestão de cadeias de suprimentos onde há integração de sistemas com rastreio, otimização de interações B2B, registros de jogos, saúde, propriedades, energia e assim por diante.
Ativos criptos e afins
O crescimento das maiores criptomoedas, como Bitcoin e Ethereum, não é à toa. O Bitcoin que foi lançado em 2009 se tornou a maior criptomoeda em capitalização do mercado. Por ser uma forma de dinheiro digital, descentralizada, de sucesso atrai entusiastas e investidores todos os dias.
A novidade relacionada à criptomoeda número um, atualmente, é o ETF de Bitcoin. Após ser aprovado pela SEC nos EUA causa impactos na economia cripto propiciando acesso imediato para milhares de investidores com diversificação e rentabilidade.
Há uma grande expectativa no mundo inteiro pelo Halving do Bitcoin que acontece amanhã. Como o mercado e os mineradores serão impactados com a redução da mineração da criptomoeda?
Leia sobre: “Imposto de Renda 2024; Como declarar criptomoedas à Receita?”
Atitudes da Binance no dia a dia
A Binance marca presença no dia a dia reforçando o crescimento da Web3 em conexões cripto no esporte, na arte e no entretenimento.
Exemplos como a placa que o juiz levanta para substituição de jogadores ou marcar o tempo de acréscimo dos jogos de futebol da série A no Brasil, tem a logo da Binance e dentro da plataforma é possível fazer o link do NFT do Brasileirão.
Além de patrocinar a Fórmula 1, shows de grandes artistas como The Weekend, o clube de futebol Lazio da Itália e Futebol Clube do Porto em Portugal sempre criando um atrativo com o universo cripto.
Veja também: “NFT Taylor Swift oficial para 2024”
Mercado cripto no Brasil
Analisou-se questões sobre a adoção de cripto no Brasil. O número de investidores (pessoa física) já atinge mais de 4 milhões de pessoas. Esse número segue crescendo e a maior busca é pelas tokenização de ativos.
Pensando no futuro, espera-se um aumento de adoção de cripto e assim que mais pessoas possam usufruir dessa tecnologia, consecutivamente maior escalabilidade e performance do blockchain e mais ainda, reduzir a vulnerabilidade do ecossistema.