Conteúdo atualizado a 18/04/2024
Com um foco muito envolvente, pensando em se manter sempre próximo ao usuário, gerando a real propriedade de criação, Animoca tem como objetivo central entregar direitos de propriedade digital para seus jogadores e usuários. Assim vão criando uma nova classe de ativos, economias de jogo e uma estrutura digital mais inclusiva, contribuindo para a construção do metaverso aberto.
Dessa vez a BR Cryptos conversou com o Co-Founder e Presidente Executivo da Animoca Brands, Yat Siu, sobre o que está por trás do desenvolvimento e investimento em jogos no Blockchain.
Tabela de Conteúdos
Sobre Animoca Brands
Empresa cofundada por Yat Siu e David Kim em 2014, tinha um foco inicial de desenvolver games para celular, mas em 2018 concentrou seu desenvolvimento dos jogos na blockchain e NFTs.
Considerada uma das empresas de alto crescimento do Financial Times Ásia-Pacífico 2023, a Animoca é uma das líderes da Web3 que aproveita o blockchain para conceder direitos de propriedade digital aos consumidores de todo o mundo, ajudando assim a estabelecer o metaverso aberto.
Yat Siu fala dos desafios e oportunidades
A Animoca Brands é conhecida pela sua abordagem inovadora na integração da tecnologia blockchain nos seus jogos. Segundo Yat, a companhia executou mais de 450 investimentos e mais de 150 deles são em games, apontando que o maior desafio está relacionado com a introdução das pessoas da Web2 para a Web3.
As pessoas que já entendem e fazem parte da Web3 já possuem um conhecimento melhor, um mindset voltado para o investimento, mesmo que não sejam investidores propriamente dito. Já os usuários da Web2 não possuem muita informação ou formação financeira, não entendem o funcionamento desse ecossistema, o que dificulta o alcance desses usuários, explica Yat.
Como exemplo, ele aponta que os filipinos, que não necessariamente tenham formação superior ou de base significativa, quando adquirem um bem digital passam a não saber como lidar com isso. Ainda assim, o mesmo desafio acaba por ser uma oportunidade de transformar pessoas, aproximando desse ecossistema e introduzindo conhecimento para a transformação do mindset.
→ Veja também: “5 formas que a Web3 e a Blockchain promovem a segurança”
Diferencial de mercado
Animoca não necessariamente produz os próprios games, mas hospeda esses games no seu Mocaverse. Segundo Yat, o objetivo de investirem em games é a possibilidade de futuramente publicá-los e quando utilizam o Mocaverse é possível gerar consumidores valiosos e engajados.
Yat compara a Mocaverse a uma espécie de steam descentralizada, sendo a maneira de se manterem na pipeline é investirem continuamente em games, gerando conteúdos e novidades contantes no seu ambiente virtual.
→ E mais: “Sunny Pires: O primeiro surfista profissional brasileiro a ser patrocinado por criptomoeda”
Integrando realidade virtual (VR) ou aumentada (AR)
Como visto em projetos como “The Sandbox“, Animoca Brands tem explorado o potencial dos jogos de realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR). Quando questionado em como vê o futuro dessas tecnologias no cenário dos jogos mobile e como a empresa está inovando nesse espaço, ele não considera como uma das coisas mais importantes à Web3, mas sim adições tecnológicas para ela.
Yat trás como exemplo a possibilidade de ter a propriedade de tokens ou uma área na Sandbox ser mais poderoso do que a VR ou AR propriamente dito, porque, segundo o Co-Founder da Animoca, a conexão emocional é muito mais relevante do que apenas “ver” o que está acontecendo. “Claro que a realidade virtual ou realidade aumentada contribuem para a intensificação dos sentimos, mas não são, necessariamente, dependentes”, complementa.
Segundo informações obtidas pelo VentureBeat, em maio de 2019, a Animoca Brands levantou US$2,5 milhões para financiar o desenvolvimento de uma versão blockchain do videogame The Sandbox, onde os jogadores têm a possibilidade de construir e monetizar suas experiências de jogo usando SAND, o token utilitário da plataforma.
Para Yat, algo de valor na Web3 é que nela se constrói um sistema integrado e poderoso, em que toda a rede se mantém interligada, diferentemente da Web2 em que são isolados. É nessa pegada que a Animoca Brands se constrói, dando aos usuários o pertencimento sobre sua criação, sendo proprietário e contribuindo para o crescimento dessa rede. Por exemplo na comunidade de NFTs você cria o seu e poderá doar ou vender seus NFTs da maneira como desejar, afinal é um item único e pertence ao usuário, e acredita que isso constrói uma conexão muito poderosa entre a comunidade e usuários.