Conteúdo atualizado a 21/11/2023
Há quem diga que o mais importante da Universidade é o conhecimento que se adquire além das aulas. Azrin Khan e Alena Novikova, criadoras do SC Ticket que o digam. Estas duas estudantes de engenharia da computação são geeks de blockchain e criptomoedas e criaram seu próprio projeto blockchain.
O projeto em questão trata-se de uma plataforma de ingressos on-line que busca simplificar o processo de compra e acesso aos eventos e minimizar o custo ambiental associado.
Tabela de Conteúdos
Como começou o projeto blockchain?
Há alguns anos, quando a blockchain estava em alta, ambas tentaram fazer cursos relevantes na Universidade do Sul da Califórnia. Porém, a agenda meteu-se pelo caminho e não se conseguiram inscrever em aulas. Assim, optaram por uma via auto-didata. Além de terem certamente procurado “o que é um projeto blockchain” em motores de busca, ambas encontraram um livro didático usado nas aulas da USC e aprenderam alguns dos conceitos básicos da tecnologia, como, por exemplo, a função hash ou o que é um smart contract.
Como foi criada a plataforma de ingressos?
A partir daqui foi sempre a subir. Khan e Novikova quebraram todo o tipo de preconceitos, como aqueles que se colam aos estudantes de engenharia (dizem que não conseguem desenvolver seu próprio produto) e conseguiram evidenciar o espírito empreendedor que vive dentro delas.
O conhecimento recém-adquirido dotou a dupla dos recursos de que necessitava para criar sua própria plataforma – a SCTicket.
Em que consiste a SC Ticket?
A SCTicket foi criada a pensar na resolução do problema ambiental associado a plataformas de ingressos que não estão integradas em blockchain. O facto de não estarem presentes nessa cadeia faz com que a emissão de substância nocivas seja significativa. Ora, foi precisamente isso que as duas estudantes quiseram inverter, pelo que a motivação para a criação da SC Ticket é essencialmente ambientalista.
Aliado a isto, há um aumento da segurança que está inerente a qualquer projeto Blockchain. Isto é, acabaria por precaver os utilizadores de qualquer tipo de scam que, por vezes, acaba por prejudicar os utilizadores de plataformas de ingressos mais convencionais.
Envolvidas de forma bastante vincada nos projetos blockchain, Novikova e Khan começaram a dar workshops (embora não sejam as únicas eheh) sobre a tecnologia no passado dia 1 de novembro. E ainda há uns meses perguntavam “o que é um projeto blockchain?”…