Com a atualização gradativa da internet para o conceito web 3.0, uma nova forma de negociar tem ganhado cada vez mais destaque no mercado financeiro e principalmente no comércio online. A blockchain é esta tecnologia descentralizada responsável por revolucionar a maneira como realizamos transações, armazenamos informações e estabelecemos confiança entre usuários online.
Entenda como funciona a blockchain
A blockchain, na prática, funciona como um livro de registros que é compartilhado por milhares de pessoas ao redor do mundo.
Agora pense que qualquer tipo de modificação feita neste livro deve ser minuciosamente validada e devidamente registrada por consenso entre todos os nós da rede, garantindo a transparência e a segurança das informações.
Literatura Blockchain: top 10 livros para sacar tudo do novo mercado digital
Para esclarecer as suas dúvidas, na tecnologia blockchain, o nó refere-se a todos os participantes individuais ou entidades que fazem parte da rede envolvida na transação.
Cada nó em uma rede blockchain, fica responsável por reter uma cópia do registro compartilhado, chamado de blockchain, ou seja, todos os nós participam desse processo de validação e consenso da transação.
É muito mais segura. Isso porque, cada nó possui uma cópia idêntica do blockchain e esta é responsável por manter que a sua integridade seja sempre verificada em todas as transações e blocos recebidos entre os nós.
O mais interessante nisso é que cada um desses nós podem estar vinculados a computadores individuais, servidores ou até mesmo dispositivos especializados projetados para esse fim. É uma tecnologia acessível em muitos dispositivos.
O impacto mais relevante trazido pela blockchain é justamente essa abordagem descentralizada que elimina toda e qualquer necessidade de intermediários e autoridades centrais.
E o que isso significa? Nada de bancos, governos ou empresas para validarem e manter a integridade dos dados envolvidos nas transações.
É mais autonomia em suas transações e taxas bem mais baixas. A tecnologia blockchain oferece segurança, agilidade e inovação para todas as suas negociações online.
Descentralizar é focar apenas no que realmente importa
Se tivesse incumbido de apontar qual a principal característica da tecnologia blockchain, de longe, seria a descentralização, afinal, este é um dos principais pilares das transações por nó, permitindo que o controle e a validação das transações sejam realizados pela própria rede.
Toda essa descentralização é a maior responsável por garantir uma maior segurança, pois não há um único ponto de falha que possa ser explorado por hackers ou atores maliciosos, mas um emaranhado de “fios” atados por nós. Isso promove a confiança e a integridade, pois qualquer tentativa de alteração ou fraude seria facilmente identificada e rejeitada pela rede.
Em resumo, estamos diante de uma ferramenta tecnológica altamente revolucionária que está ressignificando toda a forma como as transações e processos são conduzidos no mercado atual. É o futuro!
A Tecnologia e suas aplicações
Saiba que a tecnologia blockchain possui uma ampla gama de aplicações no mercado atual. Não é apenas as criptomoedas como o Bitcoin que se utilizam dessa inovação. A blockchain é aplicada em setores como finanças, logística, saúde, cadeia de suprimentos, propriedade intelectual, governança e muito mais.
Além de permitir uma maior eficiência, transparência e segurança nas transações e processos desses setores, a blockchain também promove a criação de novos modelos de negócios e serviços inovadores, abrindo um novo caminho para um futuro ainda mais eficiente e confiável.
Ficou curioso para saber mais? Então acesse agora este o ebook do advogado Mattos Filho, Guia Blockchain e fique por dentro de detalhes mais específicos e processos mais direcionados. Esse é um guia muito prático e a sua interface é bem intuitiva. Clica no link e confere já!
Se curtiu esse conteúdo, compartilha ele com geral que eu tô aqui pra ajudar a descriptografar as tuas dúvidas!
Então, agora já acha que consegue entender mais sobre a tecnologia blockchain? Se curtiu esse conteúdo, compartilha logo com geral que eu tô aqui pra ajudar a descriptografar as tuas dúvidas!