Conteúdo atualizado a 26/07/2024
Em um bate papo bem descontraído da CEO & Founder da Trexx, Helo Passos fez algumas perguntas a Bruno Pessoa – Gerente Nacional da Chiliz, destacando novidades da Chiliz no Ecossistema de SportFi. Nós da BR Cryptos também tivemos a oportunidade de trocar uma ideia com o Bruno Pessoa.
A Chiliz é uma plataforma blockchain de esporte que faz sucesso com seus milhões de usuários e é conhecida por criar Fan Tokens, colecionáveis e experiências no esporte. Aproveite para ler nosso artigo sobre o Potencial de Valorização da Chiliz durante a Copa América e a Eurocopa.
Aqui no Blockchain Rio, a Chiliz lançou um colecionável para resgatar gratuitamente e participar do sorteio de uma camisa do time de futebol Paris Saint-Germain autografada pelo jogador brasileiro Marquinhos, que atua no time e na Seleção Brasileira.
A Chiliz tem destacado significativamente o desenvolvimento do ecossistema SportFi, combinando o universo dos esportes com finanças descentralizadas (DeFi).
Confira aqui na BR Cryptos algumas questões que foram abordadas no evento sobre como a Chiliz está contribuindo para esse ecossistema.
Tabela de Conteúdos
Chiliz: a Blockchain de Esporte
Bruno Pessoa foi questionado, por que criar uma Blockchain de Esporte? Para ele, o esporte como uma empresa tem um senso de núcleo, e pela primeira vez a partir dessa tecnologia pode dar de volta essa cumplicidade de engajamento e experiências atrelado ao esporte.
Há um impacto muito significativo na quantidade de pessoas que são apaixonadas por esporte, e um dos favoritos é o futebol. Segundo Bruno, com a blockchain é possível dar voz ativa aos torcedores que naturalmente já tem um engajamento e participam de diversas ações na plataforma.
Há diversos clubes nacionais e internacionais parceiros na plataforma, como Flamengo, Corinthians, Internacional, Bahia, Barcelona, Juventus, Paris Saint-Germain já mencionado, que através dos Fan Tokens facilita a conexão com os fãs de esporte.
Um Ecossistema com Proof of Passion
O Proof of Passion é uma nova campanha que foi desenvolvida com o Gotas Social, criando uma dinâmica onde o torcedor pode resgatar de forma gratuita um colecionável 24 horas antes de cada jogo e pode participar de uma série de ações.
No momento em que a bola rola essa dinâmica é encerrada, gerando um movimento de oferta e demanda digital do ativo. Se o usuário conseguiu resgatar ele pode negociar com quem não conseguiu ou até mesmo com quer ter mais quantidade daquele ativo.
Você pode se tornar um grande colecionador desse tipo de ativo e provar a sua paixão pelo seu time, além de poder trocar por itens exclusivos, como camisas utilizadas em jogos, braçadeira de capitão, entre tantos outros ativos através da carteira.
Perguntei como funciona essas ações e benefícios para os torcedores, se havia um padrão para times de estados diferentes. E, Bruno Pessoa, respondeu ao BR Cryptos que não há nada engessado. Existem alguns benefícios que são praticamente comuns a todos, no entanto toda a semana é avaliado, revisto os benefícios com os respectivos times da plataforma.
Chiliz oferece um ecossistema seguro
Apesar de já existir tantas blockchains na rede, Bruno diz que a ideia da Chiliz de ter a própria Blockchain garante segurança e credibilidade. Além da questão da segurança, ele ressalta sobre o ecossistema e a proliferação dele dentro do universo do esporte.
Isso atrai novos desenvolvedores com novos projetos, pois enxergam valor numa plataforma segura e que tem um grande engajamento no cenário esportivo.
Inclusive, em breve será lançado na rede da Chiliz um jogo desenvolvido por um grupo de brasileiros, o Olefoot que mistura as características do futebol com NFTs e tem o jogador de futebol Diego Lugano como embaixador. Em breve falaremos mais desse game.
Veja mais: “Proof of Passion: Os Cromos da Geração Z”
A Chiliz e seu crescimento
O Gerente Nacional da Chiliz comenta que a empresa começou em 2018 e seguiu crescendo até ganhar espaço, a partir do movimento das criptomoedas e no meio do caminho a pandemia, que por um lado contribuiu para a adaptação da vida online.
Combinado a esses fatores, considera também o olhar atento para o que poderia ser diferente no mercado, como a criação, por exemplo, de um programa que pudesse escalar ações para o torcedor sem as limitações que o sócio torcedor tem nos estádios.
A partir disso, as oportunidades foram aproveitadas e por consequência as ideias criadas despontaram colaborando para o crescimento do entretenimento e da plataforma.
Novidades da Chiliz
Houve um breve spoiler durante o bate papo sobre a possibilidade da criação de memecoin que é tendência no universo cripto. Será? Bruno disse que é fanático em memecoins, gosta da interatividade e o engajamento que ela proporciona. No entanto, não se pensa em algo específico ligado aos clubes, ainda assim é provável que seja construído um case sobre esse tema.
Saiba mais: “Messi e Ronaldinho fazem criptomoeda $water disparar 300%”
Conclusão
A Chiliz está proporcionando novas maneiras de engajar com a participação dos fãs através de fan tokens. Está expandindo cada vez mais essa convergência entre esportes e finanças e ampliando o ecossistema SportFi.
Eu aproveitei para resgatar o meu colecionável e quem sabe ganhar a camisa autografada. Se eu tiver sorte, depois eu mostro aqui para vocês.