A blockchain segue se destacando no mercado como uma tecnologia de inovação disruptiva, trazendo consigo novos paradigmas para a execução de acordos e contratos no mercado, principalmente digital.
Que tal a gente descriptografar agora o tema contratos inteligentes: mais transparência e segurança nas transações.
Os “contratos inteligentes”, como o próprio nome evoca, estão escritos em linguagem virtual e por isso possuem a capacidade de serem executados por si mesmo, ou seja, de forma automática, todos os dados que alimentam esse documento vão se adaptando a partir de uma série de parâmetros programados previamente e acordados entres as partes interessadas.
Norteado pela tecnologia blockchain, o seu principal valor resulta em manter a segurança, além de reforçar a transparência e a confiança entre os envolvidos. O foco principal é evitar mal-entendidos, falsificações ou alterações e abstrair de intermediários.
Smart Contract: Seus Contratos Inteligentes
Como expliquei há pouco, os contratos inteligentes apresentam programação em sua estrutura, logo, são considerados programas de computador que executam, controlam e verificam de forma automática, todo o processo de negociação e cumprimento de um acordo, tudo isso sem a necessidade de intermediários.
Estes e-documentos são construídos a partir da tecnologia blockchain e como tal, operam de acordo com regras pré-estabelecidas, garantindo uma maior confiabilidade e a imutabilidade em suas transações.
De caráter auto-executáveis e auto-verificáveis, assim que as condições acordadas são atendidas, novas ações podem ser acionadas automaticamente, proporcionando assim uma maior eficiência e mantendo sempre toda a segurança na execução de seus acordos.
Contratos Inteligentes: passo-a-passo
Não há muita diferença entre o funcionamento de um contrato inteligente e outras transferências via blockchain. Mas para relembrar você, os passos necessários são esses:
- Inicie uma transação a partir de sua carteira (wallet) na blockchain.
- A transação chega à base de dados distribuída, e a identidade é confirmada.
- A transação é aprovada!
- A confirmação da transação inclui o código que define qual o tipo de transação que deve ser executada.
- As transações se combinam em um bloco na blockchain..
- Se houver alguma alteração no contrato, o processo se repete, para se atualizar..
Quais Aplicações dos Contratos Inteligentes?
- Setor financeiro:
Os contratos inteligentes nesse segmento, podem ser aplicados para facilitar pagamentos, empréstimos, seguros e outras muitas operações financeiras de forma automatizada e segura, sempre eliminando a necessidade de intermediários e reduzindo os riscos de fraude.
- Cadeia de suprimentos:
Utilizando-se dos contratos inteligentes, é possível rastrear e verificar a origem, autenticidade e qualidade de produtos ao longo da cadeia de suprimentos. Isso melhora em 100% a eficiência dos processos, além de reduzir o desperdício e combater a falsificação.
- Propriedade intelectual:
Esta é uma das aplicações mais inovadoras, afinal, os contratos inteligentes são utilizados para proteger e gerenciar os direitos de propriedade intelectual dou autor. Ele ajuda na automatização do licenciamento, acompanha a distribuição de royalties e garante a autenticidade das obras, tudo com a ajuda da tecnologia blockchain.
Existem muitas possibilidades de aplicação e uso desses contratos e, à medida que a tecnologia blockchain continua a se desenvolver, novas possibilidades surgem em diversos setores, revolucionando a forma como os contratos são estabelecidos, executados e gerenciados.
Plataformas Smarts: Contratos Inteligentes á um clique
Para deixar tudo mais objetivo, você pode acessar algumas plataformas para saber informações ainda mais específicas. Essas são algumas das plataformas mais utilizadas no mercado para desenvolver e executar contratos inteligentes na blockchain:
Sistema open source desenvolvido pela Linux Foundation que não é uma criptomoeda, mas uma plataforma flexível na qual podem ser desenvolvidos contratos inteligentes.
Por se tratar de uma plataforma que contém dados de transações Bitcoin, ela pode ser complementada com um contrato utilizando uma blockchain específica.
Se trata de um protocolo alternativo, sendo famoso por sua capacidade para hospedar blockchains paralelos (parachains), Tratam-se de diversas cadeias dentro umas das outras, o que permite maior número de transações. É também denominada de camada zero.
Seus contratos inteligentes são programados em Solidity e são executados por máquina virtual da própria rede Ethereum. É a mais popular atualmente.
Como sempre dizemos aqui no Portal Br Criptos, a blockchain tem trazido impactos transformadores no mercado. E como você pode ver, nos contratos, transações e acordos comerciais também é possível ter mais segurança, transparência, eficiência e automatização.
Tenha sempre em mente que, na medida que a tecnologia blockchain continua a evoluir, espera-se que ela desempenhe um papel ainda mais fundamental nas transações comerciais do futuro.
O futuro é digital e a gente tá aqui para ajudar você a chegar lá junto da gente.
2 Comentários
Grande Arthur! Sempre trazendo novas perspectivas e ajudado a descriptografar a mente da galera que vem se informar aqui com a gente no Br Criptos 😉
Interessante!