Conteúdo atualizado a 12/04/2024
Na próxima semana o Rio de Janeiro receberá a maior conferência de tecnologia mundial. Existente desde 2009 na Europa, o Web Summit Rio está na sua 2ª edição e espera receber mais de 30mil pessoal este ano.
Para falar um pouco sobre como o Web Summit chegou ao Rio e pretende se manter por muitos anos, sedimentando o Rio de Janeiro para transformar a cidade na capital brasileira de inovação, a BR Cryptos conversou com Hector Gusmão, CEO e Co-Founder da Bolder, a principalmente apoiadora e realizadora do evento no Rio de Janeiro.
(…)Aqui no Rio, o nosso propósito sempre foi de tornar a cidade uma referência global em inovação.(…)”
Hector Gusmão – recorte da entrevista
Tabela de Conteúdos
Sabemos que o Web Summit é um evento de grande destaque mundial em todo o mundo. Mas antes de falarmos sobre a relação com a Bolder, nos conte sobre a criação da empresa e sobre o que ela faz?
Hector: em 2018 nós trouxemos uma aceleradora corporativa de startups de Portugal chamado Fábrica de Startups. No mesmo ano, construímos o maior hub de inovação do Rio de Janeiro. Um espaço de +2.500m², com +4.000 empreendedores, investidores e executivos que passavam ali mensalmente. Depois de acelerar +400 startups, trabalhar com +50 corporações, passar uma pandemia e tantas outras evoluções, em 2022 decidimos fazer um rebranding para Bolder.
Para além da comunicação, a nossa estratégia – que nos segue até hoje – é ser um player de inovação focada em problemas complexos e estratégicos. Hoje nós trabalhamos dentro de grandes empresas desde a construção das suas estratégias de inovação, governança, programas de intra-empreendedorismo, formação de liderança e open innovation – que avançou para além das startups para também outros stakeholders que, juntos, possam desenvolver soluções.
Por que a Bolder decidiu apoiar o Web Summit Rio e qual o papel dela na realização do evento?
Hector: A nossa história com o WebSummit começou na época em que a nossa interação com Portugal era muito próxima e vimos a transformação que eles fizeram no ecossistema de inovação do Brasil. Aqui no Rio, o nosso propósito sempre foi de tornar a cidade uma referência global em inovação. Sendo assim, colaboramos desde a conexão deles com empresas e poder público, passando ainda pela promoção de que o evento deveria escolher o Rio e o Rio deveria escolher o evento como game changer para o ecossistema da cidade.
Hoje, nos tornamos official partner do WebSummit, o que nos permite construir programas que complementam as entregas do evento: fazemos curadoria de inovação para os estandes dos nossos clientes, temos um grupo de executivos que aproveitam o evento de uma forma exclusiva, focado em networking e conteúdo personalizado para eles.

→ Veja o que rolou em Lisboa: “WebSummit Lisboa: empresa usa blockchain para criar tokens no Brasil”
Como a Bolder enxerga a importância do Web Summit Rio para o cenário de tecnologia e negócios no Brasil e como o potencial de crescimento e inovação que o evento pode trazer para o ecossistema de tecnologia brasileiro?
Hector: o evento é um game changer pra cidade. Isso é, colocar o holofote da inovação global na cidade, faz dela um local importante para investidores, empreendedores, executivos e tantas outras pessoas influentes vejam o que está se criando aqui, as características da cidade para colocá-la nas suas estratégias globais e muito mais.
São esperadas mais de 30.000 pessoas neste ano, +800 startupps, +1000 speakers e 100 nações diferentes representadas. Isso ajuda o Rio a impulsionar os empreendedores locais e ser a cara do Brasil para o mundo da inovação global.
Como a Bolder pretende se envolver durante o Web Summit Rio? Haverá alguma participação ativa da empresa, como palestras, workshops, projetos etc.?
Hector: Além do respondido no item 2, ainda teremos: participação em 3 painéis, presença na curadoria dos estandes do Banco BV, Embratel e Vibra Energia. Teremos ainda um jantar exclusivo para 80 executivos convidados e um happy hour para 150 convidados no Bondinho. Lançaremos um programa global de inovação com um recorte de transição energética que ainda não posso entrar em detalhes.
→ Veja também: “WebSummit Lisboa: ETFs, Desafios do mercado e NFTs”
Além do apoio ao Web Summit Rio, a Bolder está envolvida em outras iniciativas ou projetos que visam impulsionar a inovação e o empreendedorismo tecnológico no Brasil?
Hector: Sim! A nossa visão aqui é “ser protagonista da transformação do ecossistema de inovação brasileiro em uma potência global”. Por isso, temos uma empresa irmã – dos mesmos fundadores e que possui sinergias – que é a 42Rio – a 6ª mais inovadora universidade de tecnologia do mundo e que aqui no Rio possui 152 alunos sendo formados em engenharia de software. Além disso, conjuntamente a dois parceiros, ganhamos a concessão do Porto Maravalley – um hub de 10.000m² recém-inaugurado no Rio, onde será o IMPA Tech – primeiro curso de graduação da privilegiada universidade IMPA – e um hub de inovação que conectará todo o ecossistema.
(…)colocar o holofote da inovação global na cidade, faz dela um local importante para investidores, empreendedores, executivos e tantas outras pessoas influentes vejam o que está se criando aqui, as características da cidade para colocá-la nas suas estratégias globais e muito mais. (…)”
Hector Gusmão – recorte da entrevista

Como a Bolder enxerga seu papel no cenário tecnológico brasileiro e quais são os principais desafios que a Bolder identifica atualmente? Como pretende enfrentá-los e quais os planos futuros para continuar seu apoio tecnológico no Brasil?
Hector: Ao longo de todos esses anos fizemos um trabalho incrível para fomentar o ecossistema de inovação do Rio e do país, fomentando o tema em grandes empresas, apoiando empreendedores, conectando stakeholders e muito mais. Agora os desafios são outros. Precisamos ajudar as grandes empresas a tornarem o tema estratégico, ajudá-las a encontrarem as melhores oportunidades para inovar e a resolverem problemas muito complexos.
Vivemos um mundo com desafios maiores do que em toda a nossa história: transição energética, meio ambiente, avanço dos impactos de tecnologias emergentes nos comportamentos da sociedade, cybersegurança, formação de talentos e tantos outros… estaremos nessa agenda junto com as empresas, usando a inovação e tecnologia como os nossos fortes aliados.
→ E mais: “Tokenização, web3 e I.A. invadem WebSummit Lisboa”
Com um foco voltado para as transformações da sociedade, o Web Summit Rio – 2024 trará a pauta sobre os avanços e a crescente integração das ferramentas tecnológicas inovadoras em nosso tecido social, a transformação financeira pela criptomoeda, blockchain e uma pegada voltada para a AI – Inteligência Artificial. O evento reunirá centenas de especialistas e aficionados, promovendo debates sobre tópicos cruciais e contemporâneos no cenário da tecnologia e inovação.
O Web Summit Rio – 2024 vai acontecer já na próxima semana, entre os dias 15 e 18 de abril. O Riocentro dará lugar a mais um ano de muita tecnologia, inovação e pensamento para o futuro.
Claro que a BR Crypto é presença garantida no Web Summit Rio – 2024!