Conteúdo atualizado a 28/12/2023
A cada semana que passa, há novas boas notícias relativamente a inserção de criptomoedas no tecido empresarial de cada país. A última chega do Japão e da sua mudança de postura, o governo levantou restrições de forma a que as startups do país pudessem levantar fundos através de ativos cripto.
Ora, isto não apenas mostra a crescente influência das criptomoedas no mundo globalizado, como ainda é sinal de uma maior flexibilidade do governo, adotando uma postura diferente relativamente a esse assunto. Saiba o que esperar.
Associada a esta decisão vemos também o regresso da Binance aos territórios nipónicos, que naturalmente também trazem consigo as stablecoins. Saiba o que esperar.
Tabela de Conteúdos
Mudança de postura do Japão
Ao permitir às startups esta flexibilidade que permite garantir capital usando ativos cripto, indo além de ações convencionais, o governo japonês mostra uma mudança significativa face à sua posição relativamente ao uso de ativos digitais, que tinham limitações muito rigorosas.
Ora, isso acontece com o objetivo de conseguir um ambiente orientado para o crescimento das empresas japonesas, nomeadamente aquelas que precisam de um impulso no início da sua atividade e que podem encontrar nas criptomoedas uma forma viável de financiamento.
O que podemos esperar
Esta notícia foi recebida de forma entusiasta no universo cripto. Afinal, cada startup é uma empresa com potencial significativo e o facto de se estabelecer com base em capital cripto pode ter uma influência importante não só na credibilização destes ativos digitais, como ainda na forma como essas empresas se movimentarão no futuro, tendo em consideração estes mesmos ativos.
Leia também: Coinbase afirma que brasileiros têm falta de conhecimento sobre stablecoins
Esta medida vem na sequência da proposta da FSA de 31 de agosto que poderá libertar as empresas locais de impostos sobre ganhos não realizados aplicados em ativos cripto, por norma no fim de cada ano fiscal.
Dessa forma, é expectável que os processos de investimento sejam agora mais simples, particularmente entre o setor Web3.
Regresso da Binance e força das stablecoins
Para além destas medidas, foi claramente assumida a esperança depositada nas criptomoedas enquanto forma de combater branqueamento de capitais. Tal foi materializado pelo regresso da Binance (apesar das críticas recentes) ao Japão. A exchange voltou a ter licença para operar em território nipónico, o que também é conveniente para a mesma visto que o mercado asiático é cada vez mais atraente, dados os conflitos que vai tendo com a SEC nos Estados Unidos.