Conteúdo atualizado a 29/11/2023
A maior empresa de segurança privada no Brasil, a Prosegur, está caminhando de encontro ao universo cripto.
A Prosegur quer inaugurar ainda este ano um “bunker” de criptomoedas, mais especificamente, quer dizer um “bunker” para proteger as carteiras físicas de criptomoedas, conhecidas como hardware wallets.
Tabela de Conteúdos
Criptobunker no Brasil
O foco da empresa é a segurança no cenário corporativo com o intuito de proporcionar as soluções mais avançadas com alta tecnologia e valor para os seus clientes.
Mantendo esse conceito e somado à inovação, a Prosegur anunciou na terça-feira (24), a criação do Prosegur Crypto no Brasil para proteger criptoativos. Essa grande novidade revela a criação de um “bunker”, segundo a empresa, um lugar ainda mais seguro, voltado para empresas que trabalham com criptoativos e que queiram ou precisem guardar seus ativos digitais com grande segurança, porém sem usar o espaço da internet.
Esse “bunker” será o primeiro da América Latina, na cidade de São Paulo, com previsão de iniciar as atividades em dezembro deste ano, assim que tiver as autorizações fundamentais. Isso envolve requisitos que são exigidos pela Polícia Federal e pela Justiça, além da expectativa de regulação das criptomoedas não governamentais no Brasil.
Expectativas para o mercado
A expectativa aqui no Brasil, é que o bunker responda por 50% das operações que serão realizadas no Prosegur Crypto.
A empresa, na verdade, já atua há dois anos na Espanha com gestão de ativos digitais prestando serviços para toda a Europa. E, assim como outras grandes empresas, esteve de olho na evolução do Brasil, no setor financeiro, na tendência da tokenização no país, sobretudo com a chegada da moeda digital brasileira, DREX.
Conheça também: NFC Vault – Cofre de seedphrases
A Prosegur vem ampliando seus serviços devido a demanda do mercado financeiro em constante transformação como, por exemplo, o setor bancário, que traz uma grande oportunidade nesse cenário de proteção a ativos digitais.
Exatamente, pelo crescimento do Brasil, entre outros países, na área institucional fomentado pelos marcos regulatórios, a Prosegur está interessada em atender o setor financeiro daqui.
Adotaremos no Brasil um sistema de segurança e custódia completos que reúne infraestrutura, instalação, tecnologias e protocolos de ponta para minimizar todas as áreas de risco identificadas na cadeia de custódia de ativos digitais. Sabemos que a confiança e a segurança se tornam um recurso valioso no setor de criptomoedas”
José Ángel Fernández Freire, diretor corporativo de inovação da Prosegur Cash e presidente executivo da Prosegur Crypto

Carro-forte de criptomoedas
A empresa é conhecida por qualquer pessoa pelos carros-fortes amarelos que transitam com grandes valores materiais. Em se tratando de criptoativos a Prosegur fará a proteção de carteiras de seus clientes com códigos privados, que serão armazenados desconectados do mundo virtual.
Em parceria com a GKB, empresa de cibersegurança, foi concluída uma implementação com a solução de uma segurança que terá mais de 100 medidas em 6 camadas, com monitoramento a todo momento por duas centrais, ou seja, 7 dias por semana, 24 horas por dia. Além disso, se sofrer alguma tentativa de invasão, usa de uma tecnologia em que dispositivos de segurança são acionados gerando uma densa neblina que cobrirá todo o local em apenas 30 segundos, limitando o campo de visão.
O bunker será um espaço com um tipo de maleta contendo, hardware wallets ou carteiras físicas de criptomoedas e será transportado por pessoas autorizadas, altamente treinadas e armadas, segundo Fernández.
A Prosegur já tem know-how nos serviços tradicionais e agora quer garantir a mesma excelência em serviços no mundo digital.
Será mesmo possível garantir a segurança de criptoativos fora de uma rede descentralizada?
Fonte: Portal do Bitcoin / BlockNews / ProsegurCrypto