Conteúdo atualizado a 15/11/2023
Há luz na regulamentação da Turquia! Segundo as autoridades do setor de criptomoedas do país, vão mesmo avançar novas regras, com um foco particular no licenciamento e na tributação.
Isso acontece porque a Turquia pretende abandonar a lista cinzenta de órgãos internacionais de vigilância de crimes financeiros, que têm tido esse país como um dos principais alvos – é o 4º maior mercado do mundo.
Desde o mês passado que se previa que tal pudesse acontecer, dada a inflação crescente e a queda da Lira Turca – algo que impulsionou a procura por ativos alternativos.
Tabela de Conteúdos
Turquia tenta sair da lista cinzenta
O Grupo de Ação Financeira Internacional (GAFI) colocou a Turquia na sua chamada lista cinzenta relativa a países em risco de lavagem de dinheiro e outros crimes financeiros em 2021 e a regulamentação procura ajudar a livrar desse ‘fardo’.
Segundo o diretor do centro BlockchainIST (criado para a pesquisa e desenvolvimento relacionada com criptomoedas), Bora Erdamar, introduzir alguns padrões de licenciamento será uma prioridade na nova regulamentação, procurando, assim, escapar à temível lista cinzenta.
Além disso, e ainda segundo Erdamar, as regulamentações podem incluir requisitos de adequação de capitais e medidas para melhorar a segurança digital.
Esta intenção de sair da lista cinzenta já tinha sido avançada pelo Ministro das Finanças, Mehmet Simsek, que encara isto como prioridade.
Boom cripto e a queda da Lira Turca
Segundo Mucahit Donmez, CEO da Binance na Turquia, o interesse em criptoativos continua a crescer de forma significativa nesse país apesar da falta de regulamentação.
Com efeito, segundo foi possível observar, os ativos digitais têm merecido uma atenção crescente pelo facto de existir uma inflação com 2 dígitos e que atingiu mesmo 85% no ano transacto.
Segundo um estudo da Binance, 27% dos maiores investidores em cripto chegaram precisamente nesse período.
Quais os impactos da regulamentação?
Se por um lado a regulamentação pode trazer burocracia indesejável, por outro traz maior confiança a um setor que tem ganho cada vez mais interesse.
Com efeito, à medida que o sistema financeiro tradicional cai, a crença em ativos digitais vai subindo… ainda que possa ter o inconveniente da regulação.