Conteúdo atualizado a 29/02/2024
No mercado financeiro existem vários padrões, como o padrão de bandeira, que devem ser analisados de maneira diferenciada por aqueles que querem começar a investir, seja com criptomoedas ou com fiats (real, dólar, euro etc.)
Seja você um trader iniciante ou um entusiasta, fique atento às informações abaixo para acompanhar e entender as mudanças e tendências no mercado financeiro.
Antes de seguir nesse guia, se você é iniciante, veja o nosso guia “Como ler um gráfico de velas” .
Daí complete com a identificação base de tendências, e com os nossos restantes guias sobre padrões financeiros, através da nossa tag padrões.
Tabela de Conteúdos
O que é o Padrão Bandeira ou Flag Pattern
Não por acaso o nome desse padrão é Bandeira ou Flag Pattern, já que ao observar os detalhes do gráfico lembra uma bandeira em um mastro.
Uma Bandeira, analisando de forma técnica, é um padrão de preços que se movimenta em um período curto contra a tendência de preços, observado num período longo dentro de um gráfico com preços.
Diante disso, é possível dizer que o Padrão Bandeira é usado com intuito de identificar a possibilidade de continuidade em uma tendência anterior a partir de ponto específico em que o preço se moveu contra essa mesma tendência.
Se a tendência for reiniciada, pode haver um aumento de preços rapidamente, tornando vantajosa uma negociação, claro observando o Padrão Bandeira.
Como funciona o padrão
As Bandeiras são uma área de forte consolidação na ação do preço, basicamente mostra um gráfico de preços que tem características de uma acentuada contratendência (a bandeira) assumindo uma tendência de curta duração (o mastro).
O Padrão de Bandeira normalmente consiste em cinco a vinte barras de preços, que podem ter tendência alta (bandeira alta) ou tendência baixa (bandeira baixa).
Esse padrão apresenta cinco principais características:
1. A tendência anterior (mastro)
2. O canal de consolidação/solidez (bandeira)
3. O padrão de volume
4. Um rompimento
5. Uma confirmação onde o preço se move na mesma direção do rompimento
Fato é que, os padrões de alta e de baixa têm estruturas semelhantes e ao mesmo tempo diferenças sutis no padrão volume, além de se diferenciarem no que se refere a direção da tendência.
Padrão de Alta e de Baixa
O padrão de volume de alta, naturalmente aumenta na tendência anterior e diminui a solidez. Por outro lado, um padrão de volume de baixa aumenta primeiro e, normalmente, vai manter o nível, uma vez que as tendências de baixa tendem a aumentar em volume conforme o tempo avança.
O padrão de uma bandeira também apresenta características de marcadores paralelos sobre essa área de solidez. Se essas linhas convergirem, a partir daí os padrões serão chamados de padrão de cunha e padrão de flâmula.
Geralmente esses padrões seguem os mesmos padrões de volume e breakout. Os padrões são caracterizados pela redução do volume comercial, após um aumento do início. Isso faz com que os traders, que normalmente impulsionam a tendência dominante, tenham menos urgência em continuar comprando ou vendendo mesmo num período de solidez, criando desta forma a possibilidade para que novos traders e investidores fiquem entusiasmados com a tendência, fazendo com que os preços subam mais rapidamente do que no habitual.
Exemplos do Padrão de Bandeira
Vamos ver alguns exemplos de bandeiras de alta que podem ajudar a visualizar como elas se apresentam.
No exemplo de padrão de bandeira alta, a ação do preço aumenta durante o movimento inicial da tendência e depois diminui através da área com solidez. O rompimento nem sempre vai apresentar um grande aumento de volume.
Basicamente, quer dizer que as bandeiras de alta normalmente aparecem em uma tendência de alta, à espera de que a tendência de preços continue ascendente.
Bandeira retangular de touro (Bullish Flag)
Procure sempre observar as longas caudas inferiores nas velas que vai dar para perceber uma ação de compra toda vez que ficar abaixo do valor estipulado. O volume começa a aumentar à medida que a ação constrói o mastro da bandeira.
Quando o preço das ações se consolida o volume diminui vertiginosamente. Por sua vez, o rompimento da bandeira de alta geralmente apresenta outro aumento de volume.
Bandeira retangular de urso (Bearish Flag)
No padrão de bandeira baixa, o volume nem sempre diminui durante a solidez. A razão para isto se baseia nos movimentos de preços com tendência descendente, sendo geralmente motivados pela ansiedade e pelo medo dos investidores no que se refere à queda dos preços. Quanto mais os preços caem, automaticamente, a sensação de urgência dos investidores em agir será maior.
Os movimentos aparecem caracterizados por padrões de volume superiores à média (e crescentes). Quando o preço interrompe a sua marcha descendente, o volume crescente pode não diminuir, e sim se manter nivelado, forçando uma pausa nos níveis de ansiedade.
Como os níveis de volume estão elevados, o rompimento descendente pode não ser tão mencionado como no rompimento ascendente num padrão de alta.
Como negociar um Padrão Bandeira
Um padrão de bandeira pode ser um padrão gráfico informativo que alguns traders usam para analisar possíveis pontos de preços de ruptura para a entrada e saída de negociações. O padrão gráfico também pode ser usado para tentar estimar até que ponto o preço pode subir ou cair.
O trader que usar a dinâmica de um padrão bandeira poderá estabelecer uma estratégia para negociar esses padrões e, de forma simples, identificar três pontos chave que são: entrada, stop loss e meta de lucro.
- Entrada – ainda que as bandeiras induzam uma continuidade da tendência atual, é melhor aguardar o rompimento inicial para evitar sinal falso. Os traders geralmente esperam entrar em uma bandeira no dia seguinte ao rompimento e fechamento do preço acima (posição longa) da linha de tendência superior. Em relação ao padrão de baixa, no dia seguinte ao preço ter fechado abaixo (posição curta) da linha de tendência paralela inferior
- Stop Loss – os traders geralmente esperam usar o lado oposto do padrão da bandeira como um ponto de stop loss.
- Meta de lucro – os traders mais conservadores podem querer usar a diferença de medida de preço entre as linhas de tendência paralelas do padrão de bandeira para definir uma meta de lucro.
Além destes três preços principais, os traders precisam ficar bem atentos com o tamanho da posição que vão escolher e com as tendências em geral no mercado para maximizar o sucesso na utilização de padrões de bandeira, para assim orientar as estratégias de negociação.
Ainda que ninguém saiba como o mercado irá se comportar, os traders precisam acompanhar a movimentação dos preços e deixar que as probabilidades façam o restante.
E se você pensar que todos os padrões são suscetíveis a falhas e surpresas, as bandeiras de alta estão entre os padrões mais confiáveis e eficazes.
Fonte: Binance
1 comentário
this site is very good, congratulations
muito bom esse site parabéns