Conteúdo atualizado a 29/02/2024
O empresário americano William J. O’Neil definiu o Padrão Xícara e Alça (C&H) em seu livro “How to make Money in Stocks”, um clássico de 1988 onde acrescentou requisitos técnicos por meio de uma série de artigos publicados no Investor’s Business Daily, fundado por ele em 1984.
O’Neil incluiu medições de intervalo de tempo para cada componente, além de uma descrição minuciosa dos mínimos arredondados que dão ao padrão exatamente a aparência única de uma xícara de chá.
Siga essa leitura com dicas importantes. Mas depois dê uma olhada no “Padrão Bandeira: O que é e como utilizar”.
Tabela de Conteúdos
Padrão Xícara e Alça (C&H): o que é?
Um Padrão Xícara e Alça (Cup and Handle) no gráfico de preços de um título é, de forma resumida, um indicador técnico semelhante a uma xícara de chá, visto que a base exibe o formato de um “U” e a alça apresenta um ligeiro desvio para baixo.
A xícara e a alça são consideradas um sinal de alta, com o lado direito do padrão normalmente apresentando menor volume de negociação.
Curiosamente essa formação do padrão pode durar de 7 semanas a 65 semanas. E quando essa formação é confirmada, o preço deverá sofrer um forte aumento num curto e médio prazo. Se, por acaso, o padrão falhar, esta corrida em alta não será observada.
Como usar e negociar Cup and Handle
Bem, existem várias maneiras de abordar a negociação da xícara e da alça, mas basicamente o que importa é entrar em uma posição longa. A imagem abaixo mostra uma formação clássica de xícara e alça.
Ao colocar uma ordem stop buy ligeiramente acima da linha de tendência na parte superior da alça, a execução da ordem só deverá ocorrer se o preço romper a resistência padrão.
Os traders podem experimentar operações excessivas e entrar em um falso rompimento usando uma entrada agressiva e acabar derrapando. Faz parte!
Porém, uma alternativa é esperar que o preço feche acima da linha de tendência superior e, na sequência, coloque uma ordem limite ligeiramente abaixo do nível de rompimento do padrão, tentando assim adquirir uma execução se o preço recuar. Claro que existe o risco de perder a negociação se o preço continuar a subir e não recuar.
Uma meta de lucro é determinada medindo a distância entre o fundo da xícara e o nível de rompimento do padrão e estendendo essa distância para cima a partir desse rompimento.
Por exemplo, se a distância entre o fundo da xícara e o nível de rompimento da alça dor de 20 pontos, uma meta de lucro será colocada 20 pontos acima da alça do padrão.
As ordens stop-loss podem ser colocadas abaixo da alça ou abaixo da xícara, dependendo da tolerância ao risco do trader e da volatilidade do mercado.
DICA: As ordens stop-loss são ordens com instruções para fechar uma posição comprando ou vendendo um título no mercado quando este atingir um determinado preço conhecido como preço stop.
→ Leia sobre: “Padrão Cabeça e Ombros (Head and Shoulders)”
Qual é o objetivo do Cup and Handle?
O alvo com o Padrão Cup and Handle é a altura da xícara somada ao ponto de ruptura da alça. Normalmente, esses padrões são sinais de alta que estendem uma tendência de alta.
Quando você notar padrões de xícara e alça, vale a pena levar em consideração:
– o comprimento: geralmente xícara com fundos mais alongados e em forma de “U” oferecem um sinal mais forte. Evite xícaras com fundo com formato em “V” pontiagudo.
– a profundidade: o ideal é que a xícara não seja demasiadamente profunda. Então, evite alças muito profundas, pois elas devem se formar na metade superior do padrão da xícara.
– o volume: ele deve diminuir à medida que os preços caiam e assim permanecer abaixo da média na base do “bowl”, dessa forma, deverá aumentar quando a ação começar a subir, voltando para testar a máxima anterior.
Não é necessário fazer novo teste da resistência anterior para chegar a vários ticks a máxima anterior, no entanto, quanto mais longe o topo da alça estiver dos máximos, mais significativo deverá ser o rompimento.
O que esse padrão indica?
Uma xícara e alça é um indicador técnico em que o movimento do preço de um título se parece com uma xícara, seguida por um padrão de preço com tendência de queda.
→ Leia também: “Identificando Tendências Positivas e Negativas nas Criptomoedas”
Essa queda ou alça, tem como objetivo sinalizar uma oportunidade de compra para operar comprado em um título. Quando acaba essa parte da formação do preço, o título poderá reverter o curso e atingir novos máximos. E como foi falado antes, essa formação do padrão pode durar entre 7 semanas e mais de um ano.
Limitações desse padrão
Todos os indicadores técnicos mostram que a xícara e a alça devem ser usadas em conjunto com outros sinais e indicadores antes de tomar uma decisão comercial. Certas limitações foram identificadas pelos profissionais, especificamente com a xícara e a alça.
A primeira questão é que o padrão pode demorar a ser completamente formado e isso pode influenciar na tomada de decisão, muitas vezes tardia. Embora, entre um mês e um ano seja o período conhecido para a formação de uma xícara e uma alça, isso também pode acontecer muito rapidamente ou levar vários anos para se estabelecer.
Outra questão tem a ver com a profundidade. Às vezes, uma xícara mais rasa pode apresentar um bom sinal, e em outro momento, uma xícara profunda pode produzir um sinal falso. Por vezes, a xícara até se forma sem uma alça caraterística. Fato é, que uma limitação partilhada por tantos padrões técnicos pode não ser fidedigna em stocks ilíquidos.
Os riscos existem
Os requisitos de William O’Neil para o padrão de xícara e alça há mais de 20 anos são usados em vários cenários de mercado considerando seus prazos.
Não é possível prever as rupturas, mas todo e qualquer investimento tem seus riscos. Um investidor pode, por exemplo, comprar uma ação ou uma criptomoeda, que caiu, após ter atingido um preço máximo, acreditando que ela poderá voltar aos níveis anteriores.
O mais importante é estudar os padrões, tentar identificar os pontos principais, acompanhar a tendência, se familiarizar e praticar bastante se quer ser um trader profissional.
Acompanhe sempre nossos guias através da nossa tag Padrões.