Conteúdo atualizado a 26/07/2024
A revolução digital está em plena ascensão, e a combinação da IA com a Web3 promete romper fronteiras e abrir novas possibilidades de acessibilidade e inovação.
No palco Digital Finance do Blockchain Rio 2024, Rocelo Lopes recebeu os especialistas Deivison Arthur da EB Tech, Alex Nascimento professor na UCLA, Luiz Fernando Lopes da Tecban e Paulo Aragão da AWS para uma conversa sobre como Inteligência Artificial pode tornar a Web3 mais acessível.
Tabela de Conteúdos
Web3 e Inteligência Artificial
A Web3 é a nova era da internet, é nela que as aplicações descentralizadas e a blockchain se aplicam, desempenhando papéis fundamentais nos dias de hoje. Por sua vez, a IA é uma tecnologia que possibilita, através do aprendizado de máquinas, a tomada de decisão com base no grande volume de dados que armazena.
Pensando nas potencialidades de cada uma é possível projetar grandes coisas ao unir essas duas tecnologias, transformando radicalmente o modo como interagimos com a internet.
Casos de Uso de IA na Web3 pelos especialistas
Análise de dados e Mitigação de Riscos
Alex Nascimento, professor da Universidade da Califórnia – LA (UCLA) e especialista em blockchain, compartilhou um pouco da sua experiência com o projeto PanoramaBlock, uma plataforma que utiliza smart contracts no ICP (Internet Computer Protocol) para processar dados on-chain.
A tecnologia utilizada no projeto, permite realizar análises de mitigação de riscos e detecção de oportunidades. Neste cenário, a Inteligência Artificial desempenha um papel crucial ao analisar grandes volumes de dados de blockchain para identificar padrões e prever riscos.
Inovação em Serviços Financeiros
Paulo Aragão, da AWS, destaca a maneiro como a IA vem sendo usada para transformar os serviços financeiros através da colaboração dos serviços que representa junto às empresas como a Bloomberg na criação de soluções baseadas em Inteligência Artificial, através do Bloomberg GPT, uma solução que auxilia traders a fazer recomendações financeiras informadas, com base em dados.
Essa tecnologia mostra que a IA pode ser integrada em plataformas de dados financeiros com o intuito de melhorar significativamente a tomada de decisões e a eficiência operacional.
Automação e Eficiência Operacional
Luiz Lopes, da TecBan, explica como a Inteligência Artificial é usada para melhorar a eficiência operacional em serviços como em um caixa eletrônico. A companhia implementou análises preditivas para antecipar problemas em seus terminais ATMs, utilizando a IA para monitorar e prever falhas de hardware. Para mais, a TecBan vem explorando o potencial do Open Finance para gerar insights financeiros com apoio da AWS.
Segurança e Autenticidade
Davison Arthur, da EB Tech, falou sobre como a Inteligência Artificial pode ser utilizada a fim de garantir a segurança e a autenticidade da Web3.
Com o aumento das preocupações sobre fraudes e a disseminação das fake News, da mesma forma que a IA é utilizada para distorção da verdade, unida à blockchain ela poderá ajudar a identificar e validar informações, garantindo a autenticidade de todos os dados e conteúdos publicados.
Desafios e Considerações Éticas
Mesmo que haja inúmeras possibilidades, o uso da Inteligência Artificial na Web3 também vem carregado de desafios como a privacidade de dados, principalmente em um ambiente descentralizado, onde as informações podem ser acessadas de várias fontes.
Além disso, como qualquer tecnologia, a IA está suscetível ao erro, destacando a necessidade de desenvolver sistemas transparentes e responsáveis, que possam ser auditados e ajustados para evitar decisões tendenciosas ou discriminatórias.
As empresas precisam adotar políticas claras sobre o uso de Inteligência Artificial garantindo que os dados sejam usados de forma ética e de acordo às leis. Por outro lado, as entidades reguladoras precisam mudar a perspectiva, não buscando deter todas as informações transformando em um padrão imutável, mas que seja uma espécie de orientador, como um guardião da usabilidade.
De modo geral, a combinação da Inteligência Artificial com a Web3 está apenas dando os primeiros passos para mostrar seu potencial. À medida que as tecnologias de desenvolvem, prometem transformar ainda mais a internet, tornando-a mais acessível, segura e eficiente.
A automação de processos, análise avançada de dados e a melhoria da segurança são apenas algumas das áreas onde a Inteligência Artificial pode ter um significativo impacto. Contudo, é imprescindível que as empresas e desenvolvedores abordem esses avanços com uma mentalidade ética e responsável, garantindo que todos tenham acesso aos benefícios que a tecnologia pode trazer para o dia a dia. A criação de uma internet mais inclusiva e justa depende da nossa capacidade de utilizar a tecnologia de forma consciente e equitativa.