Conteúdo atualizado a 29/01/2024
O mercado cripto pode experimentar uma nova onda de adoção de investidores, desencadeada pela aprovação de um fundo ETF spot de bitcoin pela SEC, dos EUA. De acordo com o líder institucional da Coinbase, Brett Tejpaul, isso , a par da aprovação de ETFs, “sinaliza um momento crucial” de transição na economia global.
A SEC dos Estados Unidos funciona como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no Brasil. Dessa forma, o órgão é responsável por regular e autorizar a oferta de produtos financeiros, como ETFs spot de bitcoin.
Desde 2021, gestoras de fundos de investimento tentam aprovar um ETF spot de bitcoin nos EUA. No entanto, a SEC negou pedidos anteriores, mas aguarda para decidir sobre novas solicitações apresentadas em 2023.
Com isso, a adoção cripto deve crescer consideravelmente entre os investidores institucionais, aponta Brett Tejpaul. Ele também orienta que a oferta de ETFs com criptomoedas resultará no aumento e popularização do uso de ativos digitais como o bitcoin.
“Esta onda de interesse institucional por parte de gestores e fundos não é apenas uma tendência, mas uma força transformadora que está remodelando o sistema financeiro global e solidificando a presença da criptografia no ecossistema financeiro.”
líder da Coinbase
Crescimento de investidores institucionais no mercado cripto
A Coinbase realizou uma recente pesquisa em parceria com a Custom Research Lab sobre o interesse em criptomoedas entre os investidores institucionais. No total, 250 tomadores de decisão de fundos e gestoras de investimentos participaram do estudo sobre adoção cripto.
Segundo a pesquisa, 59% dos entrevistados afirmaram que vão investir em criptomoedas nos próximos três anos, aumentando suas posições no mercado. Esse resultado representa um entusiasmo entre os investidores institucionais diante da possível aprovação de um ETF spot de bitcoin nos EUA, em 2024.
O líder institucional da Coinbase afirma que 5% da população mundial já investe em criptomoedas. Sendo que, somente nos Estados Unidos, esse número alcança mais de 52 milhões de usuários.
Sendo assim, Brett Tejpaul acredita em um “momento crucial” para a economia, com a ampliação da oferta de criptomoedas a partir de fundos de investimentos conhecidos como ETFs.
“Com mais de 5% da população global, aproximadamente 425 milhões de pessoas, adotando criptomoedas e 52 milhões de americanos participando, a aprovação potencial de ETFs à vista pela SEC sinaliza um momento crucial na transição global em direção a ativos digitais.”
Brett Tejpaul
Aprovação de ETFs de bitcoin nos EUA
Vários pedidos de ETFs spot de bitcoin esperam por uma aprovação da SEC, nos EUA. Empresas como a BlackRock tentam criar um fundo de investimento que utiliza o preço à vista do bitcoin como índice.
Com o adiamento do resultado dos pedidos de ETFs de bitcoin para 2024, o mercado cripto deve se beneficiar desse reconhecimento em longo prazo, diz Brett Tejpaul. Ele fala ainda que ter uma regulação clara e de informação sobre o mercado cripto pode ter afastado investidores anteriormente.
“A aprovação dos ETF de cripto e uma maior clareza regulatória serão positivamente estabilizadoras para o ecossistema de ativos digitais no longo prazo. A falta de certeza sobre quem pode fazer o quê nesses mercados impediu que interessados em investir o fizessem. Orientação e supervisão claras trarão aos investidores a proteção e o entendimento necessários para o uso robusto desta classe de ativos.”
Brett Tejpaul
Portanto, o relatório da Coinbase mostra que 64% dos entrevistados acreditam que a aprovação de um ETF spot de bitcoin oferecerá mais clareza para quem quer investir no mercado cripto.
Em relação à adoção institucional no mercado cripto, 64% dos participantes também esperam pelo aumento do interesse em criptomoedas entre as empresas, com a aprovação do ETF spot de bitcoin nos EUA.
O otimismo com o mercado cripto entre os investidores que participaram da pesquisa vai além da adoção de criptomoedas. Cerca de 50% deles esperam uma performance dos ETFs spot de bitcoin superior a outros ativos no mercado financeiro, com a aprovação do fundo pela SEC. Enquanto isso, 57% dos entrevistados preveem um aumento do preço dos principais ativos digitais nos próximos doze meses, conforme apontam os dados da pesquisa sobre adoção cripto da Coinbase e da Custom Research Lab.