Conteúdo atualizado a 13/11/2023
Podemos ter uma semana muito animada no universo de criptomoedas, nomeadamente no que toca ao ETF de Bitcoin que se vê esperado já ha alguns meses!
Especula-se que a SEC poderá avançar com ordens de aprovação para os ETFs de Bitcoin, algo que deverá ter um impacto considerável no mercado cripto. Ainda pra mais com essa tendência positiva nas últimas semanas e com o halving se aproximando.
Tabela de Conteúdos
O que pode acontecer com o ETF de Bitcoin?
Essa semana pode ficar marcada por um desenvolvimento fundamental no mercado de criptomoedas. Com efeito, e como referimos, existe a possibilidade de aprovação de ETFs de Bitcoin.
As publicações recentes no X por parte de especialistas cripto vão todas nesse sentido. Com efeito, Nate Geraci, por exemplo, que acompanha o fenômeno desde há algum tempo, amplificou aquilo que foi dito previamente dito por James Seyffart, da Bloomberg- ambos estão convictos que a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) poderá emitir as tão esperadas ordens de aprovação 19b-4, e que redundaria no avanço do ETF de Bitcoin.
Ora, como já vimos anteriormente, essa mudança poderia ter um impacto tremendo, tal como já anteviram alguns especialistas de mercado, podendo acelerar a adoção do Bitcoin nos principais serviços financeiros, aumentando, assim, de forma significativa, o preço da maior criptomoeda do mundo.
Uma janela temporal estratégica com tendência positiva
Neste tipo de situações e contextos, é habitual que a SEC tenha alguma cautela com a emissão de ordens. Com efeito, são normalmente cuidadosamente programadas para evitar situações que possam transparecer algum tipo de manipulação do mercado.
Segundo o que tem sido veiculado no ecossistema. O consenso na comunidade financeira é que a SEC está interessada em permitir o lançamento simultâneo de vários ETFs de Bitcoin.
Conforme se estipula, é apontado o prazo de 17 de novembro como fundamental, dado que é improvável que os envios após essa data sejam, efetivos, considerados. Isso estabelece um prazo claro para os emissores que desejam fazer parte dessa rodada histórica de aprovações.
Ventos políticos contrários
Como já foi veiculado aqui, os Estados Unidos estão enfrentando ventos políticos que apontam numa direção oposta à aquisição de criptomoedas, devido a uma eventual paralisação do governo, o que representa um risco para a aprovação de ETFs de Bitcoin, conforme afirmou Geraci.
Ora, isto poderia significar que serviços não essenciais, incluindo algumas funções da SEC, seriam significativamente interrompidos, atrasando o processo de tomada de decisão relacionado a instrumentos financeiros, incluindo a tão aguardada aprovação de ETFs de Bitcoin.