Conteúdo atualizado a 05/02/2024
A empresa de tecnologia financeira, Monei, iniciou testes da stablecoin lastreada em euros, EURM, na Espanha, em colaboração com importantes instituições financeiras do país.
Em um comunicado de imprensa recente, a empresa anunciou o início dos testes sob a supervisão da Financial Sandbox do Banco da Espanha.
Os testes estão atualmente limitados a um número seleto de usuários, com uma margem reduzida para erros, à medida que exploram caminhos para a digitalização de pagamentos em conformidade com as regulamentações.
Tabela de Conteúdos
Como funcionarão os testes
Os participantes dos testes enviarão e receberão EURM lastreados pelo euro, que serão depositados em uma instituição financeira espanhola.
“O projeto admitido no sandbox regulatório, liderado pela Secretaria Geral do Tesouro e Financiamento Internacional, tem o Banco da Espanha como sua autoridade supervisora. No âmbito deste espaço controlado de testes, uma amostra reduzida de participantes foi selecionada, com uma margem de erro minimizada.“
De acordo com o comunicado, os usuários podem integrar facilmente o ativo através de seu número de telefone celular, após verificar sua identidade por meio de um processo de KYC em formato de vídeo.
Stablecoin EURM Lastreada 1:1
Atualmente, cada usuário na fase de teste pode depositar 10 euros na carteira através do Bizum e enviar os ativos para outros usuários registrados.
Todos os euros depositados são lastreados 1:1, pois há sempre o mesmo número de EURM que de euros físicos. Cada euro depositado na plataforma é armazenado em instituições financeiras da Espanha supervisionadas pelo Banco da Espanha.
Leia também: 9 razões para optar por Stablecoins
A plataforma Monei oferece diversas utilidades, incluindo transações rápidas e sem problemas em milissegundos para qualquer usuário com um número de telefone registrado.
A equipe acrescentou que pagamentos mensais podem ser programados em fragmentos menores, enquanto os pagamentos de salários podem ser estruturados de acordo com a preferência do funcionário.
Comentários do CEO da Monei
Alex Saiz Verdaguer, CEO da Monei, vê isso como um grande avanço em direção à digitalização de pagamentos e os testes como uma oportunidade para elevar os padrões atuais.
“O EURM propõe uma inovação sem precedentes e temos em mãos a oportunidade de tornar a gestão de cobranças e pagamentos, e o envio de dinheiro mais seguro, programável, econômico, democrático e liberalizado do que nunca.”
Alex Saiz sobre o projeto
Empresas também podem adotar carteiras vinculadas ao EURM para estruturar pagamentos e outras taxas com baixo custo por transação.
A Espanha iniciou testes para uma Moeda Digital do Banco Central (CBDC) em 2022, com a colaboração de instituições financeiras locais.
Os estudos sobre o projeto pretendiam abranger a movimentação de fundos, casos de uso de CBDCs no atacado e a liquidação de ativos.
Não perca: Euro Digital ganha força de Espanha
Enquanto isso, o Banco da Espanha também apoiou pesquisas sobre um possível Euro Digital para auxiliar na inclusão financeira e nos pagamentos transfronteiriços.
Destacando áreas-chave, o regulador financeiro enfatizou pagamentos offline com o ativo e preocupações com privacidade que diferentes modelos podem apresentar.
Fontes: Criptonews | X |