Conteúdo atualizado a 22/12/2023
Afinal, o que é uma DEX? Muito resumidamente, podemos afirmar que uma DEX (bolsa descentralizada) é um nada mais nada menos que um mercado ponto por ponto no qual seus usuários podem negociar criptomoedas sem custódia e sem a necessidade de um intermediário para facilitar a transferência e a custódia de fundos.
Isto é, as DEXs substituem os intermediários – tradicionalmente, bancos, corretores, processadores de pagamento ou outras instituições – por contratos inteligentes baseados em blockchain que facilitam a troca de ativos.
Tabela de Conteúdos
O que é uma DEX?
Como todos sabem, as transações financeiras tradicionais têm um grau de opacidade muito elevado e são executadas por intermediários que não permitem uma visão ampla de suas ações.
Com efeito, as DEXs oferecem total transparência na movimentação de fundos e nos mecanismos que facilitam a troca. Além disso, como os fundos dos usuários não passam pela carteira de criptomoedas de terceiros durante a negociação, as DEXs reduzem o risco de contraparte e podem diminuir os riscos de centralização sistêmica no ecossistema de criptomoedas.
Leia também: O que é uma CEX?
Quais os benefícios das DEX?
Como as negociações de DEX são facilitadas por smart contracts, elas trazem fortes garantias de que serão executadas exatamente da maneira pretendida pelo usuário, sem que haja qualquer intervenção de autoridades centrais.
Em contraste com os métodos de execução opacos e a possibilidade de censura presentes nos mercados financeiros tradicionais, as DEXs oferecem fortes garantias de execução e maior transparência na mecânica subjacente das negociações.
Quais os exemplos de DEX?
Há vários exemplos de exchanges descentralizadas, nomeadamente a Uniswap, a Curve Finance ou a Pancake Swap. Todas elas permitem trazer os beneficios das DEX, isto é, negociações sem qualquer tipo de intermediário e uma transparência que não pode ser encontrada nas chamadas finanças tradicionais, que incluem sempre alguma obscuridade.
O único revés para o utilizador é o facto de, eventualmente, terem taxas de transação relativamente altas.
2 Comentários
Conteúdo extraordinário! Profundo, perspicaz e
incrivelmente informativo. Parabéns pela excelência do
trabalho, um material envolvente e esclarecedor
obrigado pelo feedback!