Conteúdo atualizado a 13/10/2023
Sexta-feira 13! O som dessas palavras costuma provocar algumas sensações. Para alguns é de oportunidade, para outros é de medo ou receio. Para outros também pode ser de indiferença. Porém, não há outra junção de um dia da semana com um número que crie tanto impacto na mente das pessoas. Especialmente as que investem.
Tabela de Conteúdos
Qual o impacto nos mercados tradicionais?
A superstição associada ao azar parece fazer sentido quando olhamos para mercados tradicionais, nomeadamente para o S&P 500, índice de ações de referência de Wall Street.
Com efeito, a maior subida desse mercado aconteceu apenas em 2000 e com uma subida de 3%. Porém, quando olhamos para a maior queda num dia como esse, verificamos que atingiu os 6%.
Como é a Sexta-feira 13 na Bitcoin?
Ao contrário do acontece no mercado tradicional, na Bitcoin esse dia tende a ser positivo.
O Bitcoin, no entanto, tem historicamente um desempenho positivo nesta data temida.
Desde 2010, data a partir da qual a Matrixport começou a exibir dados acerca da Bitcoin, essa criptomoeda subiu, em média, 1% em toda a sexta-feira 13 desde então. Aliás, os preços até tendem a subir até 14% numa análise a 30 dias e 66% quando traçamos uma análise num período de três meses.
E o Ethereum?
O caso do Ethereum é diferente. Afinal, nem todas as sexta-feira 13 têm tendência a proporcionar cenários de alta. Com efeito, o mercado atual sugere que tal possa não acontecer. Ou, pelo menos, apenas em virtude desse dia.
Como sabe, o preço do Ethereum está sendo negociado perto daqueles que foram os mínimos de setembro de $1.550 até ao momento e que poderia desencadear uma liquidação substancial de posições alavancadas.
Ora, isso abriria portas para uma queda mais profunda rumo aos 1.430 dólares americanos e, há até quem diga que pode chegar nos US $ 1.300, o que poderá ter ramificações em todo o mercado.
Ou seja, a tendência aponta para o investimento nesta sexta-feira 13. Mas precisa entender o contexto macro e não apenas a um dia específico