Conteúdo atualizado a 29/11/2023
Ainda estamos no início de um crescimento, bastante acelerado, do setor cripto em vista dos desafios com relevância associado ao mercado das stablecoins. Por isso, falemos das 9 razões que nos fazem falar delas.
É normal que os preços alterem constantemente em curtos intervalos de tempo e dá para perceber que, por vezes, podem existir dificuldades de liquidez dado a lentidão do sistema financeiro tradicional.
Não se pode depender de uma só criptomoeda que mantenha seu preço estável, nem se pode esperar que seja fácil levantá-la para sua conta bancária (caso opte por fazer isso).
Pensando em combater exatamente isso, as Stablecoins apresentam-se como uma classe de ativos cripto que ajudam a resolver os tais problemas de volatilidade mencionados acima e ainda a falta de liquidez, o que por sua vez aumenta o nível de conforto – não só para novos entusiastas de criptomoedas como também para investidores experientes. Estas trazem vantagens desde redução do risco, estabilidade da moeda , e de serem uma excelente forma de acesso ao mercado cripto.
Abaixo, fique com 9 razões para considerar o investimento nas stablecoins.
Tabela de Conteúdos
Forma de pagamento
A globalização tornou-se uma dádiva dos tempos modernos, mas também um desafio, sobretudo para empresas que têm alguns dos seus colaboradores espalhados pelo mundo. No entanto, isso pode deixar de ser um problema se o pagamento for feito em stablecoins.
E se isso é válido para grandes empresas, também poderá servir para pequenas prestações de serviço. Ou seja, acaba beneficiando a economia de um modo geral.
Esqueça o passaporte
Estando em constante conexão com mercados cripto, o pagamento sem qualquer tipo de fronteiras físicas é uma realidade bem presente com as stablecoins, que garantem, ainda, pagamentos mais baratos e rápidos com a conveniência desejada.
Um ‘bunker’ para dias mais complicados
Se voltarmos ao início da história da economia, verificamos que há muito tempo existe uma procura por ativos onde pode haver algum refúgio. É o caso das mercadorias ou dos metais preciosos como, por exemplo, o ouro.
Leia também: Criptosegur criará um “criptobunker” no brasil
Antigamente, o ouro em pedra ou barra era visto pelos investidores como o melhor ativo para investir e, ainda hoje, continua assumindo alguma preferência … mesmo relacionado com criptomoedas, particularmente as stablecoins. Na verdade, ao investir numa stablecoin apoiada em ouro, existe a garantia do conforto de possuir ouro aliado a benefícios, tais como a liquidez que mencionamos e ainda a usabilidade.
Acesso ao mercado cripto
No ponto anterior vimos a relação do ouro com o mundo cripto, e é precisamente por aí que vemos uma das grandes vantagens das stablecoins. É que além de garantir acesso a um ativo mais estável, fica assegurado o acesso ao mundo cripto com todos seus benefícios.
Ou seja, se você tiver stablecoin, poderá facilmente transferi-las para outro tipo de ativo digital. No fundo, oferece uma liberdade tremenda e a tão almejada liquidez.
Estabilidade
O nome “stablecoin”, por si só, revela aquilo que esse ativo digital pode oferecer. E a verdade é que se tratam de moedas estáveis. Afinal, estão muitas vezes ligadas a moedas como o dólar, o que permite evitar a volatilidade normalmente associada a outras criptomoedas.
Redução do risco
A liquidez das stablecoins são um dos aspetos mais relevantes desse tipo de ativo conforme já referimos. A qualquer momento, é possível vender ou comprar de forma relativamente rápida.
Dentro do tema: Coinbase afirma que brasileiros têm falta de conhecimento sobre stablecoins
Nesse sentido, é possível escapar da turbulência (também conhecida como flutuação de preços) por onde pode passar o mercado cripto e perante as quais as stablecoins são imunes.
Isso traz uma maior previsibilidade ao portfólio.
Diversificar é incluir
Não é preciso focar apenas em stablecoins, aliás até é bom que tenha seu portfólio devidamente diversificado. Porém, tendo stablecoins terá maior estabilidade e até segurança para que possa investir em outro tipo de ativos digitais como criptomoedas mais voláteis em períodos em que os indicadores possam ser mais atrativos aos investimentos.
Ninguém precisa saber
Se há algo que pode ficar assegurado quando você investe em alguma coisa na tecnologia blockchain é a sua privacidade. Dessa forma, as stablecoins, estando inseridas dentro disso, podem oferecer esse resguardo, uma vez que não pedem tanta informação pessoal como serviços financeiros tradicionais.
Redução de Taxas
Usando stablecoins para, por exemplo, transferências internacionais ou até mesmo para negociar em exchanges, você pode conseguir economizar bastante, sobretudo em taxas de conversão ou em transferências quando comparado com métodos tradicionais. Pelo menos até 2027, que é o período em que poderá existir um maior controle sobre os ativos digitais.