Conteúdo atualizado a 14/09/2023
A palestra “Drex: Presente e Futuro da Moeda Digital Brasileira” foi apresentada por Fábio Araújo, que é economista do Banco Central do Brasil. De todas as palestras que assisti até agora no evento, essa foi, sem dúvidas, a mais lotada e também com uma maior curiosidade das pessoas em saber mais sobre o assunto.
Taabela de conteúdos
O que é o Drex?
O Drex é, basicamente, um projeto do real-digital, ou seja, a representação do real em uma nova plataforma digital. Sendo assim, ela não é física, mas armazenada em sistemas digitais e tem como base de funcionamento a tecnologia blockchain.
Para quando o seu lançamento?
A principal dúvida é sobre o que já está sendo feito e também quando estará disponível para o público. Atualmente, está em fase de testes, com foco em privacidade, cibersegurança e infraestrutura.
Já em relação a disponibilidade, o objetivo é que esteja disponível para o público até o fim de 2024, entretanto há muitos desafios pelo caminho.
Inclusão e transparência
Vale citar que um dos destaques quando se fala em benefícios do DREX está a inclusão, de modo que o mercado pode se tornar mais inclusivo do que é hoje.
O Fórum DREX foi um dos assuntos da palestra também. Trata-se de um comitê consultivo permanente e que funciona como uma canal de comunicação com agentes de mercado, entidades representativas de instituições reguladas pelo BC e outros setores da sociedade que estejam interessados no futuro da moeda.
E você? Já estava sabendo desse projeto? Vale muito a pena se informar mais sobre o assunto!