O jargão técnico do ecossistema cripto vai crescendo de dia para dia, pelo que é normal que quem está lendo esse texto não esteja completamente a par do mesmo. Dessa forma, entendemos que a sigla ICO possa não significar muito para si. Por outro lado, também acreditamos que nossos leitores estão a par das últimas novidades do universo cripto e não nos espantaria se você soubesse que ICO significa Initial Coin Offering.
Seja como for, vamos explorar o que é esse conceito, para quem não o conhece, mas não nos ficamos por aqui. Com efeito, também iremos abordar os motivos pelos quais não deve entrar de forma impulsiva nesse admirável mundo novo. Até porque é importante distinguir os bons dos maus projetos.
Tabela de Conteúdos
O que são ICOs?
Admita, você pensou naquelas máquinas de tabaco que vieram substituir cigarros, não foi? Mas não, não se trata de algo tão nocivo para sua saúde. Pelo menos a curto prazo ou de forma identificável.
Se há algo a que podemos equiparar os ICOs são as Ofertas Públicas Iniciais (ou IPO se efetuarmos a tradução para inglês). Porém, em vez de a empresa gerar fundos para avançar com seu negócio, esta procura gerar fundos para criar uma nova moeda.
O que costuma acontecer é que os potenciais investidores interessados poderão comprar para receber um novo token de criptomoeda emitido por uma determinada empresa. Ora, esse token poderá ter uma utilidade associada ao produto ou serviço que a empresa está oferecendo ou representar uma participação na empresa ou no projeto. Dessa forma, pode atrair muita gente.
Como funciona a ICOs?
Quando há um projeto de criptomoeda a querer arrecadar dinheiro via ICO, a primeira etapa dos organizadores do projeto é determinar como eles irão estrutura a moeda. As ICOs, porém, podem ser estruturadas de maneiras diferentes.
Com efeito, um projeto poderá estabelecer uma meta ou limite de financiamento específico, o que implica que cada token vendido na ICO tem preço predefinido e o fornecimento total de tokens é pré-definido.
Veja também : Shitcoin ou Shinecoin? Como escolher projetos fiáveis
Também é possível que uma ICO tenha um suprimento estático de tokens e uma meta de financiamento dinâmica, o que significa que a quantidade de fundos recebidos na ICO determinará o preço total por token.
Alem disto, existem ICOs com um fornecimento dinâmico de tokens e um preço estático, o que significa que o montante de financiamento recebido determina o fornecimento.
A importância do White Paper
Todos os projetos cripto têm num white paper a sua primeira pedra. Isto é, o fundamento sob o qual são desenvolvidos.
O white paper é disponibilizado aos potenciais investidores através de um novo site normalmente dedicado ao token. Nesse white paper há informações como: do que se trata o projeto? Qual a necessidade à qual o projeto atenderia após a conclusão? Quanto dinheiro o projeto precisa? Quantos tokens virtuais os fundadores manterão? Que tipo de pagamento (quais moedas) será aceito? Quanto tempo durará a campanha da ICO?
O projeto começa por divulgar o white paper como parte de sua campanha da ICO, que foi concebida para incentivar quem procura apoiar o projeto a comprar alguns dos tokens do projeto.
Leia também: Santos Fan Token – O Peixe está na maré cripto
Esses investidores geralmente usarão moeda fiduciária ou digital para adquirir os novos tokens. Porém, é cada vez mais usual que os investidores paguem usando outras formas de criptografia, como Bitcoin ou Ethereum, para obter o respetivo token.
Ou seja, voltando a fazer o comparativo com as IPO, os tokens recém-emitidos são semelhantes às ações vendidas aos investidores durante a mesma.
Porque devo ter cuidado ao investir em ICOs?
Um dos principais riscos das ICOs estão relacionados com os projetos que estão por detrás da mesma e que, normalmente, fazem parte de startups. Ou seja, não há propriamente uma segurança de ter uma grande empresa por trás.
Ora, não estando a regulamentação de valores mobiliários capaz de intervir, quem investir poderá eventualmente ficar prejudicado.
É certo que o white paper pode dar alguma segurança, mas não se deve ficar agarrado ao mesmo. Pode ser difícil ou mesmo impossível obter uma visão completa dos objetivos da ICO antes de investir.
Além disso, o valor das moedas e dos tokens na ICO pode ser especulativo. Ou seja, o valor pode subir e descer drasticamente, e o objetivo da moeda pode até nem se concretizar.
Resumindo, é importante você ter cuidado antes de entrar numa ICO, por mais apelativo que o projeto possa ser. Como já reforçamos num artigo anterior, é importante estudar antes de investir.