Conteúdo atualizado a 13/12/2023
Tokenomics gera alerta. Em artigo especial intitulado ‘desvendando o lançamento da criptomoeda Worldcoin’, a Kaiko, empresa de análises cripto de grande renome no mercado, levanta grandes preocupações sobre as performances e impacto do ativo no mercado, mais precisamente acerca da complexidade da tokenomics do Worldcoin (WLD).
Tabela de Conteúdos
Segundo a análise da empresa, a tokenomics da Worldcoin é um tanto confusa. Ou seja, todo o sistema de incentivo e economia que rege o ativo apresenta uma estrutura não muito objetiva. Isso implica em dizer que todo o seu processo no mercado é ainda mais complexo de ser entendido, quase ‘oculto’.
Você não está se enganando. Falamos recentemente aqui no Br Criptos sobre o lançamento da criptomoeda e onde ganhar as suas no Brasil. A moeda digital Worldcoin (WLD) faz parte do projeto desenvolvido pela empresa OpenAI, com iniciativa do SEO Sam Altman, criador do ChatGPT. A WLD se utiliza da rede Ethereum para operar, e tem valorizado nos ultimos tempos.
Tokenomics da Worldcoin: o que diz o relatório da Kaiko
Após uma análise aprofundada, o relatório gerado indicou que, mesmo com os resultados obtidos, várias partes ainda permaneceram ‘indistintas’ dentro do esquema de tokenomics utilizado pela ativo.
“Infelizmente, a Worldcoin não é a única em que seu tokenomics é bastante confuso, com distinções entre oferta ‘circulante’ e ‘desbloqueada’ […], várias taxas de inflação e premiações, e linguagem pouco clara”
Alertou um analista da Kaiko.
A análise também apontou que, além de apresentar essa estrutura complexa, a governança ‘autônoma’ da Worldcoin deverá decidir todas as taxas dos tokens que aguardam para entrar em circulação. Isso após a alta distribuição inicial que já ultrapassa os 10 bilhões de moedas.
“Poucos minutos após o lançamento, já estava nas principais exchanges do mundo, como Binance, Bybit, OKX, Uniswap e Huobi”, detalhou a Kaiko.
Circulação dos ativos e divergências da tokenomics

Essa rápida implementação no mercado se deu porque grande parte da circulação atual dos ativos (WLD) está nas mãos de formadores de mercado que fornecem mais liquidez ao mercado, reduzindo a sua volatilidade ao citarem consistentemente os valores referentes a compra e venda.
Novas moedas: Por que você deve pensar duas vezes antes de investir em ICOs
O alto nível de liquidez aponta para desafios a longo prazo. Toda essa incerteza em torno do processamento de sua estrutura econômica, somadas ao impacto gerado pela distribuição em massa do ativo, nos faz acreditar que uma série de questões sem respostas estão por vir. Quais as reais motivações por trás da rápida diluição desse ativo no mercado?
WLD: o projeto é promissor, mas porque manter a tokenomics oculta?
‘Preservar a identidade’. Os criadores da moeda (WLD) coletam dados da íris das pessoas — que se apresentam voluntariamente — para ‘comprovar’ que são humanos e proteger que seus dados ou identidades sejam ‘usurpados’. Um tanto paradoxal, num é mesmo?
Me parece que eles têm um objetivo de criar — e gerir —, uma rede de identidade global. E, para captar e armazenar essas informações, foi criado um dispositivo especializado chamado Orbe que foi espalhado em vários pontos pelo mundo e que é responsável por fazer essa ‘varredura da íris’ e criar a sua World ID.
“O Worldcoin é uma tentativa de alinhamento em escala global. A jornada será desafiadora e o resultado é incerto. Mas encontrar novas maneiras de compartilhar amplamente a futura prosperidade tecnológica é um desafio crítico de nosso tempo”.
Trecho da carta aberta que pode ser acessada na plataforma oficial do projeto.
Passaporte digital. O projeto me parece um tipo de ‘bolsa família digital’ porque propõe uma espécie de ‘renda básica universal’ que deve ser repassada aos usuários que decidirem participar da rede.
Fonte: Investing