Conteúdo atualizado a 29/02/2024
Os NFTs surgiram em 2014, quando o artista americano Kevin McCoy vendeu uma obra chamada “Quantum” com um código criptografado de autenticidade embutido através da blockchain, mas somente em 2017 que os NFTs se tornaram populares. Desde então, os NFTs são uma tendência no mundo dos ativos digitais, movimentando bilhões de dólares em negociações.
NFT é a abreviação de “Non-Fungible Token”, que em português quer dizer “Token Não-Fungível”. Um NFT é uma espécie de “digitalização” criada em uma plataforma blockchain para representar, de forma única, algum bem como uma obra de arte, um item colecionável e até mesmo um imóvel virtual.
Esses tokens têm características únicas e não podem ser substituídos por outra coisa, por isso que a criação de NFTs tem se tornando um verdadeiro passatempo entre os adeptos. Mas seu processo de criação ainda se torna caro, com taxas de gás elevadas principalmente nas plataformas de maior destaque, como a OpenSea, que está na rede da Etherum. Como uma excelente alternativa recomendo a rede FTM (Fantom), que além de ser confiável, é compatível com a MetaMask e possui uma rede de mais de 200 DApps de alto nível, como o Paintswap.
Tabela de conteúdos
PaintSwap – DApp e mercado de NFTs
Como uma potência financeira descentralizada, a PaintSwap combina um mercado NFT aberto com o mercado NFT financeiro dedicado (yield farming), sendo o principal DApp da rede FTM (Fantom), que possui um crescente ecossistema que abrange inúmeras categorias além de ser compatível com as mais conhecidas blockchains.
Na PaintSwap você poderá comprar, oferecer e dar lances em milhares de NFTs no mercado aberto, inclusive poderá criar seu próprio NFT, podendo vender ou ainda ter liquidez em sua plataforma yield farming para ganhar taxas e BRUSH adicional. Tudo isso com velocidade e baixo custo.
A FTM dispõe de transações quase instantâneas com taxas extremamente baixas, o que a coloca em posição de destaque, atraindo desenvolvedores e usuários.
É nesse ritmo que a comunidade NFT pode agora encontrar um lugar para saciar todas as suas necessidades sem se preocupar com guerras de gás, leilões e licitações fracassadas, graças à combinação de alto rendimento, baixa latência e baixos custos do Fantom (FTM).
→ Leia também: ”Prosegur criará um “Criptobunker” no Brasil”
Inserir fundos iniciais em FTM
Acredito que, como eu, você tenha decidido usar o PaintSwap para criar seus NFTs e ainda farmar aquela renda extra. Portanto, vamos ao que interessa.
Para começar, é preciso que você tenha uma wallet e insira seus fundos iniciais. A Paintswapp tem compatibilidade com algumas carteiras, mas recomendo que use a MetaMask, não só pela sua simplicidade, mas porque é usada por milhões de pessoas em todo o mundo.
Abaixo descrevo em poucos passos como criar e enviar os primeiros fundos.
1. Acesse o Portal da MetaMask para baixar e instalar a extensão compatível com o seu navegador.
2. Clique no ícone da MetaMask no seu navegador, siga o passo a passo e crie sua carteira.
3. Com a carteira criada, você poderá adicionar os seus ativos, configurando a carteira para a rede fantom e enviando os fundos em FTM.
4. Acesse a PaintSwapp e faça o login com a sua carteira, e os fundos estarão disponíveis.
ATENÇÃO: Ao criar a sua carteira será também criada uma seed frase, guarde-a como se sua vida dependesse dela e nunca compartilhe sua frase secreta! Essa é a única forma de recuperar a sua senha, do contrário, perderá todos os seus ativos contidos na wallet.
Criando NFT
Depois de inserir fundos na sua wallet, está na hora de criar seu NFT, de forma simples e fácil, pela PaintSwap. A nova seção de Criação de NFT oferece tudo que um artista precisa para começar.
Na DApp da FTM há alternativas para começar a cunhar seus NFTs. Para quem deseja cunhar apenas alguns NFTs ou NFTs que não estejam relacionados entre si, o mais fácil é cunhar diretamente na coleção da comunidade PaintSwap. Já para criadores que desejam criar uma coleção de NFTs, há a possibilidade de implementar o seu próprio smart contract facilmente, que no futuro poderá ser enviado como uma coleção em destaque.
→ Veja também: “Como um Rolex virou NFT”
Acompanhe o nosso passo a passo descomplicado:
1. No menu superior, selecione Create → NFTs.
2. Na página que será direcionado, clique Start Minting.
3. Agora poderá escolher o contrato de montagem, e em Source Media escolher a imagem para o seu NFT.
4. Crie um nome, e uma descrição para a sua obra. Defina também royalties de transação, para que caso o seu NFT seja um hit, gere uma renda passiva.
Agora bastará realizar o pagamento da taxa de cunhagem exigida e voilà, você acabou de criar seu primeiro NFT. Parabéns! Pode listá-lo ou guardá-lo como peça única comprovada!
É certo que nunca foi tão fácil e barato cunhar seu NFT e começar a sua coleção, além de poder negociar suas peças únicas e ter retorno sobre elas. Você também pode fazer parte dessa comunidade NFTs.
Fonte: PaintSwap
2 Comentários
Guía bem pratico, conseguí criar 🙂
Valeu, Paula!