Todos sabemos que as criptomoedas têm desempenhado um papel importante no mercado financeiro, mas o que as pessoas deixam passar batido é a grande revolução que esse ativo digital tem causado no mundo dos jogos, oferecendo novas possibilidades para os jogadores e desenvolvedores, impactando diretamente a economia virtual.
Com a crescente popularização das criptomoedas, o universo dos jogos digitais começou a explorar a possibilidade de integrar essas moedas digitais em suas mecânicas. As plataformas começaram a oferecer aos seus jogadores a oportunidade de negociar ativos virtuais com segurança e transparência dentro do ambiente digital dos jogos, tornando a moeda um atrativo nos jogos. Nesses jogos e neste contexto digital surhe ainda o iGaming, que além de divertidos pode trazer alguns ganhos extra no seu rendimento.
Vamos lá, uma das principais vantagens de você usar as criptomoedas nos jogos é, além da versatilidade, a capacidade que estes ativos têm de oferecer propriedade e controle aos jogadores na tangente itens digitais.
Antes disso, os jogadores se mantinham limitados a manter seus itens virtuais dentro de um determinado jogo, não havendo possibilidade de interação entre esses itens.
Interoperabilidade entre jogos e o iGaming
Agora, com as criptomoedas em jogo, literalmente, os jogadores contam com uma interoperabilidade. Além de possuírem ativos digitais únicos, têm também a possibilidade de transferi-los entre diferentes jogos e de comercializá-los em mercados virtuais. Essa é uma nova forma de valorizar e monetizar seu tempo e esforço dedicados aos jogos.
E mais, com a ajuda de contratos inteligentes, todos ganham! Os desenvolvedores podem estabelecer regras ainda mais claras para a criação, distribuição e venda de itens virtuais, e os jogadores garantem a autenticidade desses itens. Estou falando de uma experiência cada vez mais imersiva e confiável, além da ampliação de oportunidades para o comércio entre pares e mercados secundários.
NFTs: uma revolução na propriedade de itens virtuais
O futuro está sendo planejado em tokens. Melhor, em NFTs (Non-Fungible Tokens). Essa tecnologia está revolucionando a forma como criamos e gerimos a propriedade intelectual de itens virtuais. O NFT é responsável por introduzir a ideia de autenticidade, escassez e propriedade única no universo dos jogos.
Antes dessa revolução, todos os itens virtuais podiam ser facilmente copiados e reproduzidos de forma infinita sem que houvesse uma forma objetiva de rastrear sua originalidade.
Com o uso dos NFTs, todos os jogadores passam a produzir e possuir itens digitais únicos, verificáveis e rastreáveis em uma plataforma blockchain, certificando um valor real a esses ativos, além de torná-los únicos, ou seja, ainda mais valiosos.
E isso implica dizer que os jogadores podem comprar, vender e negociar suas NFTs com outros jogadores, fortalecendo um mercado de itens digitais autênticos e valiosos. Toda essa revolução na propriedade desses itens virtuais, tem impactos significativos para a economia dos jogos quando permite que os jogadores monetizem seus itens e talentos dentro do próprio jogo.
Metaversos: oportunidades econômicas dentro dos jogos.
Já pensou tudo isso junto em um universo paralelo e ainda mais imersivo. Isso mesmo, estou falando do metaverso e o impacto dessa tecnologia no mundo do entretenimento.
Lançado recentemente pela maçãzinha, o Vision Pro da Apple promete “dar vida ao metaverso”. Segundo informações do site, O Vision Pro cria uma tela infinita para aplicativos que vai além dos limites de uma exibição tradicional e apresenta uma interface de usuário totalmente tridimensional controlada pelas entradas mais naturais e intuitivas possíveis – olhos, mãos e voz do usuário.
Para relembrar você, um metaverso é um espaço virtual compartilhado Para o jogos, a tecnologia promete promover a interação entre os jogadores, fazendo com que esses possam explorar e criar conteúdos de forma colaborativa.
É suposto que dentro dos metaversos, os jogadores possam estabelecer negócios virtuais. A ideia é vender produtos e serviços, executar transações financeiras e até mesmo gerar empregos, tudo dentro dessa realidade alternativa.
Tokens virtualmente tangíveis num sistema de apostas
Os NFTs e os metaversos estão promovendo uma nova forma de fazer economia digital. Graças a essas ferramentas, a propriedade de itens virtuais agora assume um valor real.
É cada vez mais provável que vejamos um aumento expressivo da integração das criptomoedas nos jogos, oferecendo aos jogadores uma experiência ainda mais imersiva e econômica.
Além disso, são integráveis em ambientes de jogo a dinheiro, como forma de afirmaçãod e alguma forma de status, como vimos há algum tempo com os NFTs Bored Ape, e ainda nessa linha, funcionando como buy in.
Estou falando de um novo caminho para os modelos de negócios. Novas oportunidades de trabalho e uma experiência cada vez mais imersiva e totalmente interativa para uma economia digital em constante evolução.
1 comentário
Bacana o conteúdo, Clay! O universo gamer nunca será o mesmo quando a tecnologia blockchain chegar com força. Muita coisa vai acontecer no mercado de jogos… vai contando tudo aqui, Clay!