Conteúdo atualizado a 09/01/2024
Quem é:
Na entrevista de hoje contamos com Richard Dayan.
Richard tem o oceano como escritório. Ele é Capitão profissional e surfista por hobby. Na Universidade de Administração, produziu eventos de surfe para estudantes na costa de São Paulo e por 8 anos trabalhou na indústria do surfe. Hoje, aos 32 anos, trabalha como Marinheiro / Capitão, delivery de barcos e pesca oceânica. Faz parte das comunidades Gnars e Nounsbr desde julho de 2022
Sempre ajudou atletas a conseguirem patrocínios e o mundo web3/Nouns já proporcionou diversas oportunidades para eles, como, por exemplo, Nico Karolla (atleta Gnars) e Sunny Pires (patrocinado por Nouns). Em março de 2023, viajou para Bali, Indonésia, para férias de 30 dias, e teve patrocínio da Gnars para produzir material e fazer parcerias na ilha.
Tabela de Conteúdos
1 – Pode me explicar um pouco sobre o que é a Nouns, Gnars e NounsBr e como você se envolveu com essas comunidades?
Resumidamente e para um fácil entendimento: Nouns DAO é uma Organização Autônoma Decentralizada e é um projeto que vende NFTs em formato de leilão, todos com um óculos quadrado chamado Noggles (marca oficial do projeto). O dinheiro arrecadado em ETH é enviado a um tesouro aberto (todos podem ver quanto tem). Pessoas em geral podem subir propostas e projetos com o intuito de divulgar a marca Nouns da forma que achar mais adequado. Quem comprou o NFT tem o poder de voto para aprovar essas propostas e, tendo mais de 50%, ela é aprovada e os ETH requisitados são enviados para a carteira da pessoa dona do projeto.
Nouns é CC0, ou seja, sem direito autorais, qualquer um pode usar a marca como bem entender sem a necessidade de pedir permissão. Dessa forma, se criaram SubDAOs focadas para sub comunidades dentro desse mundo da Nouns, como a Gnars.
A Gnars e a NounsBR funcionam da mesma maneira, porém a primeira focada em praticantes e adeptos de esportes radicais, enquanto a segunda com foco na comunidade brasileira em geral e financiando projetos nacionais.
Segue dois vídeos rápidos explicativos para que se entenda melhor:
https://www.instagram.com/p/CuHVS7uLgJk/
https://www.instagram.com/p/CuPFz4-tI1Z/
2 – Fale um pouco sobre sua abordagem para auxiliar atletas a obterem patrocínios por meio de Gnars e NounsBR. Quais atletas você já teve a oportunidade de apoiar nesse sentido?
Sempre ajudei atletas a conseguirem patrocíni e , por isso, tive bastante contato com empresas do ramo de surf e náutico. Hoje, auxilio o Atleta Nicolau Karolla, Operador de Resgate de Jetski, e Sunny Pires, surfista profissional que está ganhando tudo por onde passa.
No mundo tradicional é uma luta enorme para se conseguir patrocínio para esses atletas seguirem progredindo e evoluindo em seus trabalhos. Nouns e Gnars vieram para quebrar a barreira dessa dificuldade, mas é necessário entender que nada vem com facilidade. Eu, como Brand Manager desses dois atletas, examinei a capacidade e visibilidade de cada um e construí os projetos individuais: Nico para o Gnars e Sunny para a NounsBR e Nouns.
Ambos estão realizando um trabalho de ponta de divulgação em mídias trazendo o conhecimento desse mundo web3 para pessoas do ramo náutico e surf. Já estamos construindo novos projetos que serão lançados em breve!
3 – Como a tecnologia web3 e a comunidade Nouns têm proporcionado oportunidades para seus atletas e como você enxerga o futuro dessas colaborações?
A Web3 trouxe oportunidades que não exigem as mesmas burocracias do mundo tradicional e Web 2. Mostrei para esses atletas as criptomoedas que, apesar do Bull e Bear Market, seguem se valorizando com os anos. Fui, aos poucos, mostrando que devemos abraçar essas oportunidades para tirar proveito em um futuro próximo.
4 – Pode compartilhar mais detalhes sobre sua viagem a Bali, Indonésia, em março de 2023, patrocinada pela Nouns? Quais foram os objetivos da viagem e quais resultados você alcançou em termos de produção de conteúdo e parcerias?
Primeiro: Bali é o paraíso na Terra! Esqueça ir para qualquer outro lugar, viaje para Bali, rs. Levantei uma proposta para o Gnars para realizar mídia, principalmente de surf, para a comunidade na ilha e, além disso, trazer parceiros e vantagens para quem é Holder do NFT Gnars.
Foi uma experiência incrível e consegui produzir bons conteúdos, em que sempre publicava no site Thatsgnar.ly (uma mídia social focada para os esportes radicais). Além de toda a mídia realizada durante esses 30 dias e viagem, pude fazer parceria com o Hotel e Surf Camp Bagus Ink. Atualmente, os Holders do NFT Gnars tem 25% de desconto na hospedagem.
Segue alguns vídeos das mídias realizadas para que vocês possam entender ainda mais o que foi feito:
https://www.instagram.com/p/CwREWgdJ2gx/
https://www.instagram.com/p/Cq-Pqkmu4NA/
https://www.instagram.com/p/CrVXLFXvcPL/
5 – Como a web3 vem influenciando a sua carreira como marinheiro e capitão? E quais são suas perspectivas sobre as inovações que essa tecnologia pode trazer para o setor no futuro?
Minha carreira como Capitão deu uma alavancada desde que entrei para o mundo da Web3, pois o mesmo trabalho que realizo com meus atletas eu realizo para mim como comandante através do meu Instagram e do Sailor Nouns, que vou falar mais detalhes ainda nessa entrevista.
Vejo a web3, para os meus amigos navegadores, como uma oportunidade de trabalhar o online com o mundo real, já que tem muitos barcos a procura de parceiros para correr regatas (corrida de veleiro), travessias oceânicas, projetos ambientais, rodar o mundo realizando algum trabalho e, porque não fazer isso junto com empresas parceiras da Web3? Lógico que para tudo isso é necessário planejamento e adaptação de projeto/empresa, mas usando a náutica como forma de divulgação do mundo web3, podemos incentivar os adeptos da tecnologia a entrar nesse universo. É aquele esquema de win-win, em que todas as partes saem ganhando.
6 – Poderia nos contar mais sobre seu novo projeto, o Sailor Nouns?
Sailor Nouns é um projeto pessoal para o mundo Nouns/Gnars em que apresento o universo da vela e náutico em geral. Como trabalho em diversos barcos de diferentes tipos, seja veleiro, lancha, barco de madeira, realizando travessias, manutenções e etc, mostro que os Noggles podem estar em tudo.
A ideia principal é transformar o Sailor Nouns em uma comunidade náutica dentro da web3, mostrando as diversas possibilidades que se pode ter dentro desse ecossistema, mesmo você sendo do mundo web2.
O logo do Sailor Nouns foi criado pelo artista Zóccoli, que é um talento incrível.
7- Quais são as oportunidades que você enxerga para atletas e artistas na criação de conteúdo e colaborações dentro das comunidades Nouns, Gnars e NounsBr?
Esportistas em geral, artistas e criadores de conteúdo, independentemente do seu mercado, que pode ser moda, maquiagem e etc, tem oportunidade de conseguirem arrecadar fundos para seguirem com seus projetos se escreverem uma proposta que seja interessante para as comunidades dentro desse ecossistema Nouns.
E não só falando do mundo Nouns/Gnars/NounsBR, mas o mundo web3 tem trilhões de oportunidades parecidas com outros protocolos que se interessariam em ter esses criadores de conteúdo mostrando mais sobre esse mundo inovador.
8 – Pode compartilhar exemplos de como Gnars e NounsBr têm apoiado atletas em todo o mundo?
Temos diversos projetos que aconteceram, difícil nomear todos. Mas tivemos o Gnarversary, um evento em Niterói para skatistas da comunidade em comemoração de 1 ano da Gnars. Além disso, pessoas criando roupas com a marca para venda, evento de wakeboard em um cablepark nas Filipinas, marca de molho de pimenta da Gnars, o Gnarsouce, enviando para o mundo todo.
Além da minha viagem para Bali, consegui também patrocínio com a Nounsbr para fazer música divulgando a marca com meu irmão Dayanmusico.
Posso falar sobre projetos o dia todo e as oportunidades são realmente infinitas.
9 – Para alguém interessado em aprender mais sobre Nouns ou apresentar uma proposta de patrocínio, qual é o caminho que deve ser seguido?
Primeiro, é entrar no discord, seguir as mídias e estudar o ecossistema. É necessário se engajar na comunidade, o que pode ser feito de diferentes maneiras, como discutindo temas no discord, compartilhando mídias… enfim, é necessário ter realmente interesse.
Além disso, é importante fazer conexões com pessoas que já estão dentro da comunidade e que podem te ajudar a entender melhor o ecossistema. As pessoas são bastante solícitas. O segredo principal, sem dúvidas, é estudar o ecossistema Nouns, eu mesmo demorei uns 4 meses até saber como eu me encaixaria para subir uma proposta. Você precisa entender suas skills, como adaptar elas para a situação atual do ecossistema e em como você pode agregar para que ele cresça cada vez mais.