Há algum tempo que se fala muito sobre NFT, que são aqueles tokens que não podem ser substituídos, que tem características únicas, específicas e são acomodados em uma blockchain como um item exclusivo.
Isso já acontece, por exemplo, com obras de arte, itens colecionáveis, perfis, cartas e acessórios de jogos e outros tokens digitais.
Tabela de Conteúdos
Jogos Olímpicos na Blockchain
Como eu disse, vários itens exclusivos estão em uma Blockchain, que por ser uma tecnologia descentralizada registra os dados de forma segura.
E pensando em segurança para as Olimpíadas em Paris no ano que vem, o delegado interministerial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2024, Michel Cadot, desde o ano passado pensou numa proposta.
Não só pensou como enviou um relatório com 30 páginas para o Gabinete do Primeiro-Ministro com recomendações e proposta de segurança para abranger tanto as Olimpíadas, como as Paraolimpíadas, e outros eventos esportivos que constantemente são realizados no país.
Ingressos em NFT
Cadot acredita que os sistemas tradicionais para emitir ingressos não são tão seguros como a tecnologia blockchain, e por esse motivo recomendou que os ingressos para as Olimpíadas sejam negociados como um NFT. Aproximando ainda mais esta tecnologia dos esportes.
Além de pensar na segurança, o delegado entende que será muito mais prático usar o ingresso como NFT, pois os espectadores vão receber seus ingressos em formato digital, através de QR Code ou SMS, poucos dias antes do evento começar.
Basicamente, o cliente receberá um QR code rotativo que estará até então armazenado numa blockchain e terá um tempo para usá-lo dentro do espaço do evento, o que quer dizer que ao realizar o check-in no local o espectador terá seu ingresso automaticamente desativado. A ideia principal é evitar o risco de fraudes e roubos.
O ingresso traria ainda informações sobre o evento, sobre o transporte público da cidade, segurança etc.
Eventos anteriores
Em maio do ano passado os parisienses tiveram problemas na final da Liga dos Campeões da UEFA, onde a partida precisou ser atrasada por mais de 30 minutos pelo tumulto relacionado aos ingressos falsos que vários torcedores ingleses apresentaram na entrada do Stade de France.
Visando essa e outras situações, Michel Cadot se convenceu que o melhor caminho para garantir a integridade dos ingressos e diversão dos espectadores em um grande evento esportivo é usar a tecnologia blockchain a favor dos Jogos Olímpicos.
Ele afirma, inclusive, que grandes torneios como Roland-Garros e a Copa do Mundo de Rugby 2023 aderiram a ideia da tecnologia para trazer mais confiabilidade para emitir os ingressos.
O Resultado
A expectativa era que o governo francês ou o COI (Comitê Olímpico Internacional) criassem uma rede blockchain para emitir os ingressos ou usasse uma rede existente para quando iniciasse as vendas.
No entanto, como a primeira e segunda fase de vendas dos ingressos aconteceu em março e maio deste ano, entende-se que nem Emmanuel Macron (presidente da França), tão pouco o COI, aprovaram a proposta entregue por Cadot.
Essa iniciativa, se acontecesse, entraria para a história dos Jogos Olímpicos.
O site oficial, informa que os ingressos e pacotes de hospitalidade estão à venda apenas nos canais oficiais, não existe qualquer outra plataforma autorizada para vender os ingressos.
Rumo à Paris
Fato é que, os apaixonados por esporte espalhados pelo mundo inteiro são muitos.
Não à toa, em menos de três semanas foram vendidos pelo menos 3,25 milhões de ingressos com preços variados a partir de €24 e sendo disponibilizados pelos quatro cantos do mundo, pois 158 países já garantiram seus ingressos.
Espera-se uma grande e belíssima festa por toda a Cidade Luz com muitos shows, novidades e muitos recordes.
Para aquelas modalidades mais procuradas, como atletismo, vôlei, basquete, é preciso correr para tentar algum ingresso.
Na modalidade sistema tradicional de emissão de ingressos, ela continua.
Para a modalidade blockchain, que seria a novidade, vamos esperar que nos próximos grandes torneios a tecnologia cripto, quem sabe, seja adotada.
Os Jogos Olímpicos serão realizados de 26 de junho a 11 de agosto e os Paraolímpicos de 28 de agosto a 8 de setembro em 2024.
À Bientôt.
Fonte: Bein Crypto / Mkt Esportivo / Olympics