Conteúdo atualizado a 18/08/2023
O mundo cripto está sempre trazendo novidades e despertando a atenção de novos usuários. Isso porque aqueles que detêm o poderio nesse universo estão atentos a inovar e criar oportunidades e a mais nova delas é a aquisição de Selos Cripto NFT para Correios.
Tabela de Conteúdo
Segurança é com a blockchain
Muitos já conhecem o termo e usam os chamados NFTs, que por definição significa tokens não fungíveis. NFT nada mais é que um ativo digital, como um bem material, com atributos ou características específicas que são insubstituíveis e ficam armazenados em uma blockchain. Aliás, quer ter algo de valor bem guardado, leva para a blockchain.
→ Veja também: “Criptomoedas e NFTs crescem cada vez mais no mundo esportivo”
A tecnologia blockchain é um tipo de livro-caixa que contém registros de transações digitais e rastreamento de ativos numa rede altamente segura.
Por esse diferencial, tudo que você possa imaginar pode ser um token e ter a autenticidade e a segurança de ficar armazenado numa blockchain.
A novidade que está virando tendência para um público diversificado vem ganhando força no universo cripto.
Da tradição à inovação
A novidade chama-se Selos Cripto (Crypto Stamps), que são selos criptográficos com dados exclusivos e que podem ficar armazenados de forma definitiva na rede.
Trazendo à tona a prática filatélica, o que significa o costume de uma pessoa colecionar selos postais de papel, ou carimbos, ou folhas comemorativas ou materiais relacionados à postagens, e organizá-los separadamente, que algumas agências de correio pelo mundo, como em Portugal, Áustria, Polônia, Suíça, entre outros, renovaram esse interesse e é aí que se destacam os Selos para Correio NFT.
Os selos cripto foram criados em duas versões: físico (a forma mais conhecida) e digital e com temas diferenciados em cada país. Desta maneira o filatelista pode adquirir o selo físico que servirá para realizar envio de correspondências na própria agência do correio, e para além disso passará a ter um selo criptográfico como um ativo digital autenticado e assegurado pela tecnologia blockchain.
Filatelia NFT

Em relação às figuras nos selos cripto, nos correios de Portugal por exemplo, o Crypto Stamp CTT traz a imagem de uma caravela fazendo alusão ao marco dos Descobrimentos de novas terras.
Na Polônia o Polish Crypto Stamp traz sempre uma imagem da Agência Espacial Polonesa, dando ênfase ao setor que cada vez mais cresce e tem sido importante para a economia dentro e fora do país. Ainda assim, já fizeram uma edição limitada para o Dia dos Namorados.
O selo criptográfico da Suíça – Swiss Crypto Stamp, faz uma combinação do selo tradicional com uma imagem digital em 14 versões diferentes homenageando o cachorro São Bernardo que é uma raça típica do país.As agências de correio da Áustria apresentam o Crypto Stamp com a imagem de um unicórnio e, da mesma maneira que os outros, também tem um selo físico. No site ainda é possível encontrar um Crypto Stamp Art focando nos colecionadores de arte, entre outros produtos.
Quanto vale?
Normalmente os selos criptos são suportados em rede de blockchain como, por exemplo, a Ethereum (ETH), mas não é o caso do Swiss Crypto Stamp, pois o correio da Suíça não negocia numa blockchain, mas faz uma indicação ao usuário.
O valor de um Crypto Stamp é atribuído de acordo com o seu nível de raridade e esses selos cripto colecionáveis são verificados a partir de um QR Code. Na maioria dos sites você encontra a quantidade de tiragem dos exemplares e seus respectivos valores.
É importante lembrar que os selos precisam ser adquiridos através de links confiáveis, que sejam oficiais para ter certeza de que não esteja comprando “gato por lebre”, além disso é importante criar uma crypto wallet para você receber os tokens (NFTs) que forem armazenados na blockchain.
No Brasil ainda não há Selos para Correio NFT colecionáveis, mas seja filatelista ou não, a possibilidade de ter uma raridade que não deteriora com o tempo é bastante interessante!
Fonte: CTT / Poczta Polska / Swiss Post / Österreichische Post