Conteúdo atualizado a 15/09/2023
A Binance é conhecida entre os entusiastas das criptos como a maior exchange de criptomoedas do mundo. Contudo, tem mais facetas além dessa. Com efeito, tem por hábito ter atos de caridade… mesmo que seja alvo de críticas por isso.
A última ação é um exemplo perfeito. Por ocasião do terremoto em Marrocos que ocorreu a 8 de setembro e que matou quase 3 000 pessoas, a corretora anunciou distribuir até 3 milhões de dólares para 70 000 vítimas da catástrofe que fossem clientes da plataforma.
Tabela de Conteúdos
As críticas
Ora, isso foi pode ser visto como uma boa ação para a maioria das pessoas, mas a verdade é que foi alvo de críticas. Com efeito, a Binance foi questionada sobre os motivos que levaram à oferta de tokens e não de outros recursos dos quais as vítimas que sobreviveram precisavam. Nomeadamente alimentos, cobertores ou até dinheiro.
Além disso, o facto da ajuda incluir apenas clientes da plataforma também foi mal visto e levou a que o CEO da instituição Action on Armed Violence, Iain Overton afirmasse que os “os afetados pela catastrofe nunca ouvirão falar da Binance e os que foram afetados poderão sair com uma noção positiva da marca. É cínico, no mínimo”.
Alergia às criptos na caridade
A Binance Charity, sublinhe-se, já tinha feito uma pesquisa que abrangeu mais de 1000 indivíduos para perceber qual a via preferencial para doações, tentando, também entender qual a popularidade das criptos na filantropia.
Os resultados foram elucidativos: 43% das pessoas revelaram que ainda preferem utilizar o sistema financeiro tradicional.
A resposta da corretora
Enquanto a Binance está no processo de decidir a elegibilidade dos usuários que vivem na zona afetada pelo terremoto para receber os fundos, já se pronunciou relativamente às críticas, afirmando que: “As transferências cripto podem ser usadas para fornecer ajuda financeira urgente às vítimas de desastres” na medida em que são “ transações rápidas, de baixo custo, sem fronteiras e transparentes”. Além disso, a exchange reforça: “Podem ser convertidos em moedas fiat locais em todo o mundo”.