Conteúdo atualizado a 23/11/2023
Uma mensagem divulgada recentemente no Twitter despertou a curiosidade do mercado cripto. Isso porque a publicação foi divulgada pelo perfil que é direcionado ao criador do bitcoin (BTC), Satoshi Nakamoto.
No tweet publicado nesta última segunda-feira (2), o perfil @satoshi fala sobre explorar outros potenciais do bitcoin nos próximos meses. Desde 2018 o perfil não publicava mensagens nas redes sociais.
Até agora, mais de 5,7 milhões de pessoas acessaram o tweet enigmático do Satoshi Nakamoto. A mensagem no Twitter teve mais de 8 mil retweets e levantou novamente uma discussão em torno da verdadeira identidade do criador do bitcoin.
Tabela de Conteúdos
Criador do bitcoin voltou?
Uma publicação no Twitter pode revelar o retorno de Satoshi Nakamoto nas redes sociais. Até 2018, o perfil @satoshi era bastante ativo na plataforma, publicando periodicamente informações sobre criptomoedas.
No entanto, há cinco anos a conta não divulgava novas publicações na rede social. Ou seja, é como se Satoshi Nakamoto tivesse adormecido, e voltou para o Twitter para falar novamente sobre o potencial da criptomoeda criada por ele.
Na mensagem, o perfil atribuído à Satoshi Nakamoto fala sobre alguns aspectos do bitcoin que não ficaram claros no whitepaper, primeiro documento que informava sobre a criação do BTC.
A publicação fala ainda que esse potencial será explorado e explicado nos próximos meses. O suposto Satoshi Nakamoto fala também que essas ideias chegaram a ser discutidas nos primeiros anos da criptomoedas, contudo, este seria o momento ideal de explorar esses aspectos novamente, diz ele.
“Nos meses seguintes, exploraremos diferentes aspectos que não estavam explicitamente contidos no white paper. Todos esses aspectos fazem parte do bitcoin e são importantes. Algumas dessas ideias foram abordadas nos primeiros anos; agora é a hora de extrapolar e explicar.”
Satoshi Nakamoto deu vida ao mercado cripto
A identidade de Satoshi Nakamoto continua sendo o maior mistério do mercado cripto até agora. Ninguém sabe quem é o verdadeiro criador do bitcoin, e algumas teorias já surgiram a respeito disso.
Uma delas diz que o programador norte-americano, Hal Finney, seria o criador do bitcoin. Nos primeiros anos da criptomoeda, Hal Finney foi importante para o desenvolvimento inicial de todo o ecossistema cripto que existe atualmente.
Ele também recebeu a primeira transação de bitcoin na história. Outra teoria aponta que os próprios Estados Unidos podem ser o criador do BTC. Nesse caso, os EUA teriam criado a moeda digital para atrair descontentes com o dólar norte-americano.
Veja também: ETF de Bitcoin prestes a ser aprovado pela SEC em ambiente de tendência positiva
Por fim, uma teoria diz que Satoshi pode ser um grupo de pessoas, incluindo o programador Hal Finney. Mas, até então, a identidade de Satoshi continua sendo um enigma no mercado cripto.
Na última mensagem divulgada por ele no Twitter, não existe um prazo estabelecido para novos potenciais do bitcoin serem explorados. A publicação fala apenas “em alguns meses”, sem apresentar uma data concreta para tal revelação.
Por outro lado, a mensagem do criador do bitcoin agitou o mercado cripto. No dia da publicação no Twitter, o preço do bitcoin voltou a subir, atingindo mais de US$ 28 mil brevemente, através do par BTC/USD.
Outro Satoshi
Por mais que a identidade de Satoshi Nakamoto continue sendo um mistério, algumas pistas corroboram para apontamentos sobre quem é o verdadeiro criador do bitcoin. O perfil @satoshi, por exemplo, foi criado em 2008, ano em que o white paper do bitcoin foi publicado.
Além disso, existe uma conta no perfil que também é atribuída ao criador do bitcoin. Essa conta seria o perfil GoldLover (@fafcffacfff). Ainda em janeiro de 2009, essa conta publicou sobre a criptomoeda no Twitter. Naquele mesmo mês, o bitcoin foi oficialmente criado.