Conteúdo atualizado a 28/12/2023
Ninguém está livre de um golpe cripto. Nem mesmo bilionários com muito poder. Que o diga Mark Cuban. Com efeito, o dono dos Dallas Mavericks, com uma reputação notável no mundo dos investimentos, viu a sua carteira de criptomoedas ser hackeada, o que resultou numa perda de cerca de um milhão de dólares em criptoativos.
Nesse artigo fique sabendo como tudo aconteceu o tubarão foi apanhado e quão comum é sofrer um golpe cripto.
Tabela de conteúdos
Como Mark Cuban foi pego?
Sabe aquelas ligações estranhas onde não é recomendável carregar? Foi precisamente numa delas que Mark Cuban (ou alguém de sua equipe) clicou, acabando por perder os seus dados. Ou pelo menos essa é a justificação avançada pelo próprio Mark Cuban, que afirmou que terá descarregado uma versão diferente da MetaMask, abrindo espaço para que lhe fosse retirado algum do montante que continha na carteira real.
Não perca: Metamask implementa função de saque!
Com acesso aos dados de Cuban, os ‘assaltantes’ acabaram por retirar várias stablecoins indexadas ao dólares, tokens Superare (RARE) e ETH (stETH) e ainda domínios Ethereum Name Service (ENS), segundo mostram os movimentos inicialmente detectados por Wazz Crypto, um perfil do twitter que costuma identificar este tipo de padrões com rapidez.
Depois disso, o próprio Cuban foi alertado e acabou por ‘salvar’ mais de 2 milhões de dólares do seu portfólio de criptoativos, resgatando seus tokens MATIC da Polygon.
Sofrer um golpe cripto é comum?
Ocorrências como essa fazem parte do dia-a-dia, mas tendem a atingir grandes figuras do mundo dos investimentos ou do ecossistema crypto. Ainda há poucos dias noticiamos, por exemplo, uma grande perda de uma whale precisamente por um ataque por phishing. Naquele caso, aliás, não perdeu apenas 1 milhão de dólares – o prejuízo chegou mesmo aos 24 milhões.
Veja também: NFC Vault – Entrevista exclusiva no WebSummit Lisboa
O mesmo método foi utilizado, por exemplo, para invadir a conta do X de Vitalik Buterin. O fundador da Ethereum não perdeu quaisquer fundos, mas houve quem enviasse tokens para uma ligação ilegal que supostamente tinha o apoio de Buterin – a soma de perdas rondou os 700 mil dólares.