Conteúdo atualizado a 28/12/2023
Sem meias medidas! A Tailândia está ponderando avançar com uma ordem de encerramento contra o Facebook e a razão por detrás disto está um golpe com criptomoedas com centenas de milhares de afetados!
Com efeito, o governo tailandês atingiu a gota de água depois de encontrar alegados anúncios de investimentos e de fraude de criptomoedas na sua plataforma. Neste artigo conheça qual o modus operandi dos golpistas e como procedeu o governo da Tailândia.
Tabela de conteúdos
Quantos foram afetados ?
Esta intenção já foi manifestada pelo Ministério da Economia e Sociedade Digital, que, em comunicado oficial, afirmou que mais de 200 000 pessoas tinham sido enganadas por anúncios no Facebook que, alegadamente, tinham fraudes com criptomoedas, investimentos em empresas falsas e, talvez mais grave, falsas agências governamentais, como reguladoras de valores mobiliários.
Qual o modus operandi dos golpistas?
Segundo o mesmo ministério, as táticas mais utilizadas pelos alegados golpistas passavam por esquemas de investimento e o próprio comércio de criptomoedas. E não, os anúncios não eram pouco criativos. Com efeito, alguns deles incluíam, no respetivo golpe, imagens de celebridades e figuras de relevo dos mercados financeiros e com alguma notoriedade no mundo das criptos. Além disso, existiam, também, promessas irrealistas de até 30% de retorno diário para atrair pessoas para os esquemas.
Leia também: Casal acusado de roubo de 52M a corretora
Chaiwut Thanakamanusorn, ministro do Ministério da Economia e Sociedade Digital da Tailândia, afirmou que o ministério esteve em negociações e já tratou de enviar uma carta formal ao Facebook (que, recorde-se, chegou a ter um investimento interessante em criptoativos) relativamente a isto, ainda que revelando que não está conseguindo selecionar cada um dos alegados culpados.
Reunião de provas pelo governo da Tailândia
Por enquanto, o ministério está numa fase em que procura reunir provas desses anúncios fraudulentos, que, segundo o mesmo, ultrapassam os cinco mil. Segue-se uma novela jurídica cujos efeitos poderão ser devastadores para a empresa que detém o Facebook e o Instagram (já agora, não perca o nosso!) que poderá mesmo encerrar num prazo de sete dias.
Ainda na mesma comunicação, foi demonstrada a forma como funcionam estas fraudes e foi deixado o alerta para potenciais visados por estas alegadas falsas promessas de retornos elevadíssimos.
Ainda segundo o Ministério da Economia e Sociedade Digital, certos investimentos que pressionam ou dão incentivos para investir rapidamente com ofertas limitadas também devem ser abordados com alguma calma, assim como as empresas ou plataformas de onde não seja possível retirar informações desse golpe com criptomoedas na Tailândia.