Comprar online é o novo mode do consumidor brasileiro; melhor, em todo o mundo as pessoas aderiram a essa prática. Por isso te trouxe hoje 5 formas que a Web3 e a Blockchain têm ajudado usuários no combate a golpes online.
Plataformas de marketplace como Shein, Amazon e Magazine Luiza, por exemplo, oferecem um universo de possibilidades de compras na ponta dos dedos. Basta escolher, preencher o carrinho, efetuar o pagamento e esperar chegar em casa.
Por isso, sem sombra de dúvidas, um dos grandes desafios do ecossistema varejista da atualidade é prevenir as fraudes durante essas transações, principalmente no ambiente digital.
Dados do ClearSale (Mapa da Fraude) concluíram que, só em 2022, o Brasil marcou cerca de 5,6 milhões de tentativas de golpe, totalizando uma receita de cerca de R$5,8 bilhões em ações fraudulentas.
Um número muito expressivo para o mercado. Mas isso não tem desanimado o comércio varejista, que está sempre na busca de aprimorar esses processos, analisando alternativas que ajudem a diminuir esses números e possam garantir uma maior segurança, tanto para resguardar os lojistas, como para atrair ainda mais clientes.
Blockchain e Web3: o futuro do comércio digital
Nos últimos anos, o aumento da popularidade da Web3 e da tecnologia blockchain vem revolucionando a forma como as transações acontecem na internet.
Uma nova rede cada vez mais aberta e transparente, assegura ainda mais o utilizar blockchain, além de contar com a inteligência artificial para potencializar a democratização da internet gerando impacto na economia. Exemplo desse impacto, é a utilização desses ferramentas em organizações sociais, que permitem aos doadores acompanharem e verem os frutos das suas doações como explica Victor Caribé. E esses avanços também podem ser aliados na prevenção a fraudes no e-commerce.
E é importante salientar que, com consumidores cada vez mais digitalizados e autônomos, existe também uma grande evolução de ameaças virtuais, e isso têm se tornado preocupante para o segmento, afinal, os avanços da tecnologia também impulsionam a investida de hackers.
Por isso, essas tecnologias também assumem um papel fundamental no combate aos golpes online, pois priorizam colocar o consumidor no controle dos seus próprios dados.
Para você entender mais sobre os reais impactos dessas tecnologias no e-commerce, confere essas 5 formas que a Web3 e a Blockchain têm ajudado usuários no combate a golpes online
1. Transparência e Imutabilidade
Essas são as características mais relevantes no combate a golpes online, tudo porque elas simplesmente permitem que os usuários verifiquem todas as autenticidades das transações, identificando possíveis atividades fraudulentas.
Esses registros imutáveis fornecidos pela blockchain, são os maiores responsáveis por garantir a integridade dos dados, dificultando ainda mais a manipulação de informações por parte dos golpistas.
2. Contratos Inteligentes
Com essa funcionalidade, os usuários podem definir as regras e condições de uma transação de forma transparente e automática. Ao escolher utilizar contratos inteligentes, é possível eliminar intermediários e reduzir expressivamente o risco de fraudes.
Veja agora o nosso artigo especial sobre Contratos Inteligentes: mais transparência e segurança nas transações
Use contratos inteligentes em suas transações financeiras, registros de propriedade e autenticação de identidade para fornecer uma camada adicional de segurança aos usuários.
3. Identidade Digital Descentralizada (DID)
Utilizando a DID, todos os usuários passam a ter o controle total sobre todos os seus dados pessoais, podendo selecionar com quem desejam compartilhá-los. Essa seletividade garante uma maior privacidade e segurança.
Ou seja, reduz o risco de exposição a golpes baseados em roubo de identidade, pois toda a autenticidade das informações deve ser verificada diretamente na blockchain.
4. Verificação de Proveniência
Esta é uma característica que gere a capacidade de rastreamento de cada etapa do ciclo de vida de um produto, da sua fabricação até a entrega ao consumidor. Bacana, né? Ao utilizar essa “ferramenta”, é possível verificar a sua autenticidade e originalidade.
A verificação de providência é especialmente útil na detecção de produtos falsificados ou adulterados, práticas muito comuns em golpes realizados no comércio eletrônico.
5. Comunidades e Reputação
Nada melhor do que compartilhar opiniões. Através de fóruns e plataformas colaborativas, você tem acesso a experiências, alertas e informações sobre possíveis golpes, além da construção de uma reputação baseada em transparência e feedbacks confiáveis.
As comunidades online oferecem um ambiente de compartilhamento seguro onde os usuários podem tomar decisões informadas em dados e isso ajuda a evitar cair em armadilhas online e publisher.
Como você acabou de ler, tanto a Web3, como a tecnologia blockchain, são responsáveis por proporcionar avanços muito significativos na luta contra golpes online. Elas coexistem nesse ambiente digital e uma acaba fortalecendo a outra.
Isso mesmo! Essas foram as 5 formas que a Web3 e a Blockchain têm ajudado usuários no combate a golpes online.
Se munido de toda transparência, imutabilidade, contratos inteligentes, identidade digital e acesso a comunidades, você começa a criar uma relação de mais segurança e não deixe de fazer as suas compras online!
Actualizado em 3/11/2023