Conteúdo atualizado a 25/07/2024
O Blockchain Rio 2024 apresentou um painel com o palestrante Pedro Gutiérrez que é o Gerente de Desenvolvimento de Negócios da CoinEx a nível América Latina. CoinEx é uma bolsa chinesa de criptomoedas que faz parte do grupo VIABTC.
Nesse painel, Gutiérrez mencionou sobre alguns países da América Latina que já usam criptomoedas e de outros que ainda precisam de regulamentação para tal.
Tabela de Conteúdos
Adoção Cripto: o que é preciso?
Pedro Gutierrez destaca que um ponto extremamente importante, quiçá o principal, é a necessidade de investir em educação financeira. Partindo do princípio que ao ter informação o indivíduo sai do limbo e passa a entender e a querer usufruir do conhecimento adquirido.
Além disso, Pedro também fala da importância da regulamentação de leis para a utilização das criptomoedas. Elogia o Brasil por ter uma regulação um pouco mais clara, se comparado a outros países, o que viabiliza a adoção de cripto e contribui para o crescimento constante do mercado em apoio ao uso de moeda digital. E destaca o Pix e o Drex como evoluções relevantes no nosso país.
→ Leia sobre: “A Regulamentação das Bets foi aprovada”
Desafios da Adoção Cripto
Países como Argentina e El Salvador já adotaram moedas digitais, como o Bitcoin, entretanto enfrentaram muitos desafios relacionados à aceitação da população, a própria regulamentação e a oscilação do mercado cripto.
Já países como Colômbia e Bolívia estão se esforçando para criar uma lei a fim de regularizar a transação de criptomoedas.

Ele não é indiferente a outros aspectos significativos como as restrições impostas pelo governo de cada país, fatores relacionados à infraestrutura tecnológica, à segurança e aos possíveis golpes, à desigualdade econômica e à volatilidade do mercado.
→ Saiba mais: “O Futuro das Criptomoedas e a Educação Financeira no Brasil com o Professor Isra”
Enfim
Os governos poderiam enxergar a importância das criptomoedas para criarem regulamentações com transparência, porque é notável que desta forma haverá um incentivo maior na adoção cripto. Tanto pelos indivíduos comuns como pelas pequenas e grandes empresas.
A tendência da adoção de criptomoedas na América Latina é crescer, porém, é claro, que com tanta desconfiança sempre vai encarar desafios até que essa tecnologia alcance um grande potencial nos países interessados.