As criptomoedas têm tido um crescimento significativo nos últimos anos. Por isso, há cada vez mais países estão a usar esses ativos digitais em suas transações. E saiba que não são somente os países mais desenvolvidos, mas também aqueles que estão em desenvolvimento como o Brasil. Por isso, você precisa saber sobre aplicativos para gestão de criptomoedas.
Com esse crescimento, vem também a necessidade de se aprender mais sobre o fenômeno. Uma das coisas que mais saltam aos olhos sobre criptomoedas e suas principais vantagens é a sua segurança.
Isto é, as criptos são muito menos vulneráveis se comparadas com o dinheiro comum ou com transações bancárias, em que você precisa fornecer uma quantidade exagerada de dados pessoais suscetíveis de serem usados para fins fraudulentos. Ainda assim, nunca é demais ter alguma proteção.
Há cada vez mais apostadores que compram criptomoedas para apostar em cassinos Bitcoin e, assim, usufruir de todas as vantagens que têm de jogar com moedas digitais. Não sendo traders profissionais, esses apostadores se dão muito bem e geram rendas bem interessantes. Porém, por também não serem especialistas devem tomar mais precauções na hora de decidir sobre a gestão de criptomoedas.
Mas como proteger? Quais os melhores aplicativos para isso? E qual o melhor local para fazer trading? São muitas as perguntas, e as respostas estão nesse artigo, onde sugerimos as apps indispensáveis para a sua gestão de criptomoedas.
Armazenamento de Criptomoedas
Há vários tipos de apps importantes que você deve considerar para a gestão de criptomoedas, mas sem dúvida que um deles diz respeito ao armazenamento. Afinal, você precisa de um lugar seguro para guardar seus Bitcoins… mesmo com toda a segurança que envolve a Bitcoin e que aproveitamos para recordar – quando você compra uma Bitcoin, passa a possuir o montante equivalente.
A partir daí, você receberá duas chaves. Uma dessas chaves é pública e a outra é privada. A pública é utilizada para encriptar informação e criar o endereço da sua carteira. Já a privada permite que você possa desencriptar a informação ou mesmo ter acesso à sua Bitcoin.
Nesse momento, a propriedade da Bitcoin fica registrada, armazenada, validada e encriptada na blockchain.
Até o momento, não houve qualquer registo de roubo de criptomoedas através da alteração da informação que consta da blockchain. Aliás, há quem diga que demoraria uma eternidade (quase literalmente) para hackear uma blockchain.
Porém, a sua chave privada poderá ser acessada. Ou seja, a carteira digital que você utilizar é de grande importância.
Se chegou até aqui e já tem dúvidas com alguns desses termos com carteira ou blockchain, vale lembrar que pode consultar, sempre que precisar, o nosso Critponário: O Dicionário Prático de Criptomoedas para Brasileiros.
Tipos de Carteiras de Criptomoedas
As carteiras de criptomoedas variam entre dois tipos. As Custodial Wallet e as Non Custodial Wallets. Ambas podem se subdividir entre hot e cold wallets.
Custodial Wallet e Non-Custodial Wallet
Mas o que é uma Custodial Wallet? Vamos à explicação: trata-se de uma carteira gerida por um intermediário ou uma terceira parte envolvida na transação. Nessa ‘relação’, o detentor da custódia guarda sua chave privada, garantindo sua segurança e, por vezes, até consegue providenciar algum tipo de seguro em contas que detenham um determinado montante.
Por ser uma modalidade bastante popular, tem acontecido várias tentativas de ataque às chaves privadas dos utilizadores. No entanto, as empresas que funcionam como Custodial Wallet, diante deste problema, têm aumentado o nível de segurança.
Por exemplo, vamos dizer que a sua chave é seu filho e que a Custodial Wallet é a escola onde você confia para deixá-lo enquanto trata de outros assuntos importantes.
A diferença entre a Custodial Wallet e a escola é que a Custodial Wallet não oferece atividades extracurriculares para seu filho, por isso não espere que suas chaves saiam de lá sabendo tocar piano ou outro tipo de instrumento, ou melhor, aprenda a minerar sozinha.
Agora que você sabe o que é uma Custodial Wallet, fica fácil perceber o que é uma Non-Custodial Wallet. Trata-se simplesmente de uma carteira onde você pode armazenar suas chaves sem uma terceira parte envolvida e ter uma melhor gestão de criptomoedas.
Hot Wallet e Cold Wallet
Quente ou frio? Não é simples assim, mas está lá perto. As Hot Wallets são um software permanentemente ligado à web que armazena suas chaves.
Esse tipo de Wallet poderá ser mais frágil uma vez que são geradores de chaves públicas e privadas necessárias para acessar as criptomoedas. Apesar de serem bastante populares, as hot wallets podem ser hackeadas. O ‘hot’ ou quente vem do risco da ligação à internet.
Porém, você pode esfriar e armazenar suas Bitcoins em Cold Wallets, que têm um menor risco de serem hackeadas por estarem fora da web. Ainda assim, podem sempre ser roubadas no ‘mundo físico’ e até podem ser perdidas… exatamente igual os pen drives normais ou qualquer outro objeto.
Agora que você sabe mais sobre a forma como funciona o armazenamento de criptomoedas, resta saber as melhores opções para guardar suas Bitcoins ou melhor dizendo, as apps indispensáveis para a gestão de criptomoedas.
Binance
Se você já ouviu falar em criptomoedas e não vive dentro de uma caverna, certamente já ouviu falar da Binance. Afinal, trata-se da exchange mais popular do mundo e é uma das apps indispensáveis para gerir criptomoedas.
Fundada em 2017, em Hong Kong, é uma das melhores plataformas para fazer trading de criptomoedas.
Atualmente, tem mais de 600 criptomoedas e tokens disponíveis, onde, claro, estão incluídas a Bitcoin (BTC), a Ethereum (ETH) e até o próprio token Binance Coin (BNB).
Além de ser uma das exchange mais conhecidas, oferece, ainda, aos seus utilizadores, a possibilidade de armazenarem suas criptomoedas, funcionando como uma custodial wallet.
Coinbase
Fundada nos Estados Unidos, a Coinbase é bastante intuitiva (um pouco mais que a Binance), sendo bastante interessante para quem está começando no mundo das criptomoedas.
Tem algumas semelhanças com a Binance, embora o leque de oferta de criptomoedas seja inferior e as taxas aplicáveis não sejam tão facilmente calculáveis quanto as da Binance.
Na realidade, se as da Binance estão fixas no 0,10% para spot-trading e nos 4,5% para compras com o cartão de débito, as da Coinbase dependem de vários fatores, tais como as condições de mercado, isto é, a liquidez.
eToro
Presente no mercado há mais de uma década, a eToro vem se estabelecendo no mercado como uma das marcas mais populares e que gera maior confiança entre os utilizadores na negociação de criptomoedas.
Um dos grandes objetivos da eToro é tornar o mundo do financeiro mais acessível para todos e tem tido, também, um papel importante na descentralização do mundo financeiro.
Hoje, o eToro é comummente conhecida como a maior rede mundial de investimento social, no qual cada pessoa pode seguir as opções dos traders que têm maior sucesso.
A sua interface é bastante intuitiva e eficaz ao simplificar a experiência do usuário.
A eToro foi uma das pioneiras no comércio de CFD (um contrato entre duas partes com o objetivo de trocar a diferença entre o preço de compra e o preço de venda de ações ou outros produtos) em Bitcoin.
Em fevereiro de 2017 houve uma expansão significativa do leque de ofertas de criptomoedas, chegando a ter 40 variedades, o que possibilitou ao utilizador diversificar a sua carteira, enquanto usufrui daquilo que o mercado de ativos digitais tem para oferecer.
ZenGo Wallet
Não podíamos deixar de falar de uma (ou da única) wallet com self-custody e que, por isso, não apresenta tantas vulnerabilidades quando comparada com as restantes.
A ZenGo Wallet apresenta mais de 700 mil utilizadores e continua a crescer e é uma das carteiras mais seguras para guardar os seus ativos digitais.
Está no mercado há relativamente pouco tempo (desde 2018), mas fornece, aos seus utilizadores, uma experiência fantástica de Web3, especialmente aos que estão a iniciar nesse mundo.
Para que você precisa dessa informação? Justamente porque ao analisar as moedas digitais em aplicativos de confiança você poderá incrementar seus investimentos e canalizar uma parte desse ganho para sua diversão, pois será bem merecida! Afinal, toda gestão de criptomoedas é muito importante em suas transações.
Aplicativos de sinais AI
Nos últimos tempos temos visto um crescimento muito rápido das tecnologias de inteligência artificial. Desde apps completas a indicadores via telegram, elas podem ajudar prevendo mercados de alta e de baixa, atraves de algoritmos de leitura e previsão de padrões, alguns exemplos são o Immediate Edge e o Ethereum Code.
Não perca também a nossa página de aplicativos recomendados, iremos mante-la atualizada com as melhores ferramentas do mercado.
Atualizado a 13/10/2023