Conteúdo atualizado a 29/02/2024
Você conhece a rede Ethereum, criada por Vitalik Buterin, que é uma tecnologia dentro do universo cripto que envolve investimento, dinheiro digital, contratos inteligentes etc. Mas já conhece o Arbitrum Bridge?
Por estar em constante crescimento e ter regularmente um aumento de usuários, ela apresenta algumas dificuldades no que se refere ao acúmulo no trânsito de pessoas, ou seja, um verdadeiro engarrafamento.
Nessa contramão, vem o ativo digital Arbitrum (ARB), que desde o final do ano passado subiu em mais de 80%, e foi concebido para servir de suporte como uma rede de segunda camada (Layer 2), auxiliando no fluxo de transação em termos de velocidade e melhor preço.
Considerada uma solução Layer 2 ou segunda camada, porque pega um atalho para sair do congestionamento, é uma transição que significa que permite que os processos sejam realizados fora da blockchain principal.
→ Leia sobre: “Ethereum: 8 anos de revolução no universo de criptomoedas”
Tabela de Conteúdos
O que é Arbitrum
Pensando em aumentar a adesão desse ativo digital no mercado cripto, a própria rede Arbitrum em março de 2023 realizou um airdrop do token.
Com uma boa performance desde o final de 2023, já neste ano a criptomoeda ARB se valorizou em quase 18% na última semana no mercado cripto, e no dia em que esse artigo foi escrito cada unidade podia ser negociada no valor de R$8,50, no momento é a #39 no mercado.
Várias corretoras disponibilizam o ativo Arbitrum para compra e no próprio Portal é possível saber em quais wallets poderão ser feitas as transações.
Mas esse ativo digital é muito mais que uma criptomoeda. Suas atividades mostram que os números da ARB descrevem a importância da rede como um grande projeto no mercado de criptoativos.
O Arbitrum token e o ecossistema
O ARB é o token nativo do Arbitrum. Foi criado como um token de governança, porque seus detentores têm autorização para participar de votações em projetos futuros que envolvam a rede e suas extensões Arbitrum, além de novas funções e atualizações.
No total, foram criadas 10 bilhões de unidades distribuídas (quase 45%) para conselheiros do início do projeto e investidores.
Em seu ecossistema há vários projetos, como corretoras descentralizadas, NFTs, infraestrutura e ferramentas etc. Tamanho seu crescimento que, no X do Arbitrum, foi anunciado a integração com o Ledger ao ecossistema.
No entanto, atualmente o maior projeto em atividade é o blockchain de layer 2 ligado à Ethereum favorecendo às transações rápidas e com o custo baixo, inclusive para evitar as taxas altas de gás da rede, dessa forma tem atraído cada vez mais usuários à rede Ethereum.
Situação muito similar acontece com a rede FTM (Fantom) que ultrapassa os 200 DApps tendo como o principal da rede o PaintSwap, que apresenta características de velocidade e custo baixo no mercado de NFTs num ecossistema crescente.
O que significa Arbitrum Bridge
Você sabe como funciona uma bridge no universo cripto? Uma Bridge Cripto é uma alteração entre diferentes protocolos. Se, por exemplo, você tiver um token bloqueado no blockchain, será criado um token equivalente na segunda camada de rede blockchain, isso vai permitir que o token interaja de forma diferente entre os dois protocolos.
O que significa que o Arbitrum Bridge faz uma conexão com outras blockchains, literalmente o que uma ponte faz, para auxiliar no fluxo de tokens.
Qualquer pessoa pode utilizar a Arbitrum Bridge ou Ponte Arbitrum, para fazer um depósito de tokens ETH ou ERC-20, uma solução de enquadramento de camada 2 para Ethereum, digo de uma cadeia pai para uma cadeia filha, por exemplo de Ethereum para Arbitrum One ou retirar de uma cadeia filha para uma cadeia pai.
Antes de qualquer coisa é importante ter uma carteira e como já foi falado no site oficial você pode escolher uma wallet, como a Metamask, e fazer o download.
De forma resumida, depois de escolher a carteira, será preciso conectar a carteira à Arbitrum Bridge, transferir ETH para Arbitrum Layer 2, em seguida adicionar a rede Arbitrum à sua carteira e depois deve acessar os DApps do Arbitrum.
→ Aproveite e leia sobre: “Segurança em Blockchain: não subestime os Hackers”
Agora você já sabe das características da rede Arbitrum (ARB), que já se tornou uma plataforma popular entre os usuários Ethereum.
Ainda que seja uma rede novata na esfera, tem apresentado bons níveis de atividades. Além disso, mostra que é uma rede segura, compatível com a Ethereum, tem crescido cada vez mais como uma solução de escalabilidade, acelera a velocidade das transações e tem custos baixos.
Fonte: BeinCrypto / Exame / Arbitrum (Portal)