Conteúdo atualizado a 23/11/2023
O dia das Bruxas está chegando, pelo que é uma altura perfeita para recordar alguma das coisas mais assombrosas que aconteceram ou podem acontecer no mundo cripto. Uma delas é o apagar das luzes. Literalmente. Falamos do temido Blackout cripto, que podem ter um impacto devastador nas suas criptomoedas.
Neste artigo abordamos a importância de ter os seus criptoativos numa hard wallet, no funcionamento das mesmas, e como ter as suas moedas fora da rede podem ser a sua salvação no meio de um terror digno de halloween.
Tabela de Conteúdos
Como pode um Blackout cripto afetar as suas criptomoedas?
Apesar de os protocolos serem fortes, a Bitcoin poderá não ter tanta robustez no mundo físico. É certo que a sua ideia está presente no mundo físico, mas a verdade é que uma falha de energia pode fazer com que essa ideia possa deixar de ser tão sólida.
O que queremos dizer com isso? Simplesmente que a Bitcoin, à semelhança da própria Internet, está claramente dependente do funcionamento de redes globais ou de fontes de alimentação fiáveis. Ou seja, se se desligarem os routers e os transformadores, a Bitcoin terá um problema, na medida em que milhões de pessoas investidas nessa criptomoeda (ou noutras), poderão ficar sem acesso à mesma temporariamente… a menos que disponham de uma Hard Wallet.
O que é uma Hard Wallet?
É nada mais que uma pen ou um disco rígido (que nem as Ledger). Ou seja, um dispositivo de armazenamento físico que guarda chaves privadas, tokens ou criptomoedas.
Estas carteiras, por norma, são mais seguras do que as soft wallets na medida em que a sua natureza física permite maior prevenção relativamente a ataques externos, algo que é suscetível de acontecer quando falha a energia.
Além do mais, se já está retirado da rede, não tem como ficar mais seguro!
Dentro do tema : NFC Vault – cofre para guardar seed phrases
Digno de halloween: ficar sem as suas criptomoedas
A única forma disso acontecer seria através de um ataque de um hacker ou se o Blackout fosse permanente. Isto é, se deixássemos de ter eletricidade na terra… para sempre! Ora, isso é altamente improvável de acontecer, e existe sempre a possibilidade de haver meios alternativos de recuperar suas criptomoedas. Não conseguimos dizer já quais, mas certamente que uma solução seria encontrada.
Resumindo, o apagar das luzes é de facto assustador para quem tem criptomoedas, mas como todo o susto que você apanha… ele provavelmente será temporário.
1 comentário
gostei muito do seu site parabéns. I like so much your
website, verygood content. i will follow you 🙂