Conteúdo atualizado a 04/12/2023
Há vários projetos de Blockchain que merecem a atenção de geeks pelas criptos como nós, mas há uns que criam mais interesse que outros, seja por que gostamos do nome, da história que está por detrás dele ou de outros fatores altamente improváveis tais como as especificidades técnicas desse mesmo projeto.
No caso do projeto que hoje apresentamos, trata-se de algo que mistura um pouco de tudo, embora a história que está por trás dele seja um pouco menos emocionante do que algumas que já retratamos aqui no BR Cryptos. Ainda assim, adoramos o nome Celestia e, de facto, é um dos os melhores projetos blockchain e vem resolver questões de escalabilidade.
Tabela de conteúdos
O que é o Celestia?
Como podiam esperar após a nossa eloquente introdução, trata-se de uma rede de blockchain que oferece aos desenvolvedores a infraestrutura para criar e manter blockchains. Sendo mais específicos, o Celestia permite-se ser utilizado como uma camada de disponibilidade de dados.
Criada no passado dia 31 de outubro, consagra-se como a primeira rede de blockchain modular do mercado… e permite que os seus utilizadores criem sua própria rede. Ainda que, claro, seja importante você saber mais sobre como trabalhar na rede de blocos.
O que resolve o Celestia?
Primeiro é preciso entender o que é a disponibilidade de dados no contexto de blockchain. Basicamente, trata-se da capacidade de cada elemento da rede fazer download de uma transação para verificar um determinado bloco. Isto é necessário por questões de segurança. Contudo, gera-se um problema de escalabilidade enquanto se demora muito tempo no descarregamento.
Veja também: Tecnologia Blockchain não é uma Solução Mágica
É aí que Celestia diz “eu estou aqui!” e resolve a situação. Afinal, assegura que todos os dados de transação estejam acessíveis para verificação aos integrantes da rede que, assim, não precisam de fazer o download da mesma.
Que impacto pode ter no ecossistema cripto?
Não é novidade para ninguém se dissermos que estamos perante um bear market de criptomoedas. Assim, é necessária tecnologia que suporte isso mesmo e a Celestia vem, de facto, num timing muito interessante, podendo ajudar com as suas soluções de disponibilidade de dados. Aliás, trata-se mesmo de um dos melhores projetos blockchain atualmente.