Aqui no BR Cryptos temos tendência a falar de carteiras como a Metamask ou em exchanges que servem o propósito de carteiras, nomeadamente a Coinbase ou a Binance.
Porém, muitas vezes não mencionamos as carteiras físicas, ou as chamadas hard wallets, que permitem adicionar um grau extra de segurança ao seu patrimônio cripto. É por isso que, nesse artigo, vamos falar de uma das mais conhecidas – a Ledger – que tem milhares de utilizadores espalhados pelo mundo.
Falaremos sobre o que é, o porque deve escolher esse produto e alguns dos seus contras, fique ligado!
Tabela de Conteúdos
O que é a Ledger?
Nascida há nove anos, a Ledger tornou-se pioneira no universo das hard wallets, consolidando-se como uma das marcas mais proeminentes nesse segmento.
A Ledger é um livro ou um conjunto de contas, se preferir, no qual as transações são registradas e incluí dados como saldo inicial (ou antecipado) e lista de transações.
O seu foco, como já mencionamos, são as cold wallets, que se destacam por não manter uma conexão contínua com a internet, operando fora desse espectro 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Dentro do tema >>> Blackout cripto: a importância das hard wallet no evento de uma falha elétrica
As vantagens intrínsecas das cold wallets são várias, destacando-se a robustez de sua segurança quando comparadas com as vulnerabilidades inerentes às hot wallets, mais suscetíveis a roubos.
Porquê escolher a Ledger?
Os dispositivos da Ledger têm um dos conjuntos mais vastos de criptomoedas com os quais é possível trabalhar. Além das conhecidas Bitcoin, Ether e XRP, a Ledger tem permite que sejam guardados NFTS, de forma segura … e fora da rede.
Além disso, o modelo Nano X, por exemplo, permite que você tenha uma conexão via bluetooth com seu celular, o que facilita a gestão de criptomoedas.
Por fim, a aposta na educação é algo que queremos salutar. Com efeito, o site da Ledger tem a sua própria Academy, onde é possível absorver informação sobre o mundo cripto.
Contras do produto
Um dos principais contras desse produto está relacionado com seu software, que não é aberto. Ou seja, ninguém pode efetuar alterações de forma a poder otimizá-la.
Além disso, apresenta o inconveniente de ter espaço muito limitado, ao ponto de, nos dispositivos da marca, você só pode ter 3 ou 4 aplicações ao mesmo tempo.
Ainda assim, e apesar desses contras, acreditamos que a Ledger seja uma ótima opção (talvez mesmo a melhor) no que toca a cold wallets.