Conteúdo atualizado a 06/12/2023
Não há como negar: uma das hot wallets mais faladas do mercado é a Metamask. Sua popularidade é impressionante e até já alcançou algumas celebridades, saiba porque escolher a metamask!
Porém, será que vale a pena investir nessa carteira? É a isso que queremos responder e foi por isso que preparamos esse artigo, onde analisamos os seus prós e contras, explicando o que é e se trata de uma extensão confiável .
Tabela de Conteúdos
O que é e porque escolher a Metamask?
Vamos a raiz: afinal, o que é a Metamask? De forma resumida, podemos referir que este software é uma carteira de criptomoedas que permite aos seus usuários acessar o ecossistema de aplicativos descentralizados (dapps) da Web 3.
Lançada em 2016, foi criada exclusivamente como uma extensão para Chrome, Firefox e outros navegadores da Web. Contudo, desde então, a Metamask lançou um aplicativo móvel para iOS e Android, o que permite que os usuários enviem, recebam e armazenem seus ativos cripto numa variedade de dispositivos.
Trata-se de uma carteira sem custódia. Ou seja, não tem acesso a chaves privadas de propriedade do usuário. Ao invés, as chaves privadas, representadas por uma frase secreta de backup de 12 palavras, são da inteira responsabilidade do usuário da carteira. Resumindo, se o usuário perder suas chaves privadas, a Metamask não o poderá ajudar.
Veja também : NFC Vault – Cofre para chaves privadas
A Metamask é confiável?
Como vimos anteriormente, trata-se de uma carteira sem custódia, o que é positivo na medida que oferece aos seus usuários um controle total de suas chaves privadas. Além disso, as carteiras são protegidas com uma senha e uma frase secreta de backup, o que adiciona uma camada extra de segurança.
Apesar de ser, por definição, uma hot wallet, tem características similares a algumas cold wallets, como o funcionamento no seu celular e em browser. A particularidade das frases secretas garante segurança extra que não está presente em carteiras associadas a corretoras.
Dentro do tema: Metamask implementa função de saque!
Outro dos prós da Metamask relaciona-se com o facto de não ter qualquer tipo de custos de conta ou de manutenção e de estar disponível como aplicativo móvel e como extensão de navegador.
Contras da Metamask
Como não há bela sem senão, esta extensão também tem alguns contras, nomeadamente o facto de não trabalhar com Bitcoin, que é simplesmente a maior criptomoeda do mundo e aquela usada por milhões de ‘habitantes’ do universo cripto.
Além disso, tem necessidade de usar terceiros para processar compras em moeda fiduciária.
Ou seja, são contras que fazem atenuar nosso entusiasmo com essa hot wallet. Ainda assim, dentro dessa categoria, a Metamask é uma das que recomendamos.