Conteúdo atualizado a 11/12/2023
A tecnologia Blockchain abriu as portas do futuro para o futebol. Através de uma criptomoeda pensada para os fãs de futebol e mais especificamente do seu time do coração.
Atualmente, para se ter uma ideia, dos 20 clubes da série A do Campeonato Brasileiro, ao menos 14 deles já fecharam contratos relacionados a NFTs. Grandes clubes da série A, já somam em torno de R$2,2 bilhões na criptoeconomia, através de fan tokens e NFTs do país. Essa é uma aposta cada vez maior no Brasil.
Grandes times como o Santos Futebol Clube também estão investindo em fan tokens para conectar ainda mais os torcedores dos eternos Rei Pelé, Neymar e companhia.
Tabela de Conteúdos
O que é um Fan Token?
No mercado cripto, o token ou token não fungível (NFT) é um ativo digital criptográfico único e insubstituível que fica registrado em uma blockchain, que é um livro-razão distribuído e seguro.
Os NFTs podem representar o mundo real, como obras de arte, imóveis, mas pode também representar itens digitais, e nesse caso especificamente, traz experiências para seus admiradores.
Existem alguns tipos de tokens, como: o mais conhecido NFT – token não fungível (non-fungible token), o de valores mobiliários (security tokens), o de pagamento (payment tokens) e o de utilidade (utility tokens).
Os tokens de utilidades são exatamente a categoria que está associada aos grupos esportivos onde estão vinculados os Fan Tokens, isso porque é a partir deles que são oferecidos serviços exclusivos, acesso a produtos e entre tantas ações direcionadas para os fãs.
Podemos considerar, basicamente, que o fan token é um tipo de programa para quem é sócio-torcedor, porém com especificações diferenciadas.
→ Veja também: “Como apostar em gols com criptomoedas?”
Como funciona o Fan Token
Diferentemente das criptomoedas, os fan tokens não são usados como forma de pagamento. Eles servem para criar uma grande interação do time direcionado aos fãs e torcedores.
Aqueles que detêm um fan token, por exemplo, podem participar de ações criativas do clube, como, por exemplo: ajudar a escolher aquelas frases que são escritas para os jogadores no vestiário ou escolher o design de uniforme e alguns produtos ou ainda participar na decisão de votos no clube, entre outros benefícios.
Esse mercado está em uma crescente no Brasil e tem grandes chances de se estender a outros esportes populares, como basquete, vôlei e Fórmula 1. Porém, é necessário muita transparência nas informações para que os dois lados (clubes e torcedores) tenham garantia.
Santos Fan Token
O Santos Fan Token é um token utilitário, distribuído com autenticidade e segurança a partir da tecnologia blockchain, com intuito de revolucionar o envolvimento dos torcedores, considerando novas experiências para os fãs do time paulista, mas também do futebol.
Como já citado sobre as vantagens de um fan token, com o Santos FC não é diferente. Quem tem o fan token do peixe tem direito de voto nas decisões do clube, pode encontrar com seus jogadores favoritos, tem direito a ingressos VIP e muito mais.
O Santos Fan Token está alojado no ecossistema da Binance e desta forma consegue oferecer privilégios que se estende a todos os torcedores do time fazendo com que sejam uma só comunidade digital que poderá aproveitar de produtos especiais, colecionáveis digitais, descontos, NFTs etc.
Inclusive os torcedores poderão, se quiser, tornar seu ingresso físico em um artigo digital em NFT e continuar, da mesma forma, a ter o acesso ao estádio, além de descontos em produtos do time da Vila Belmiro, acesso a outras premiações e até colecionáveis especiais.
Aqueles torcedores ou mesmo admiradores que quiserem obter o Santos Fan Token deverão realizar a compra dentro da Plataforma Binance Fan Token. E pode usar cartão de débito ou de crédito, mas tem outras maneiras de adquirir e no guia para iniciantes da plataforma explica tudo isso.
→ Saiba mais: “Tecnologia Blockchain não é uma solução mágica: entenda os limites e desafios”
Vantagens e desvantagens em ter um Fan Token
Algumas vantagens já ficaram claras neste artigo, mas vale a leitura;
Participação – o torcedor e admirador tem a vantagem de poder participar de algumas tomadas de decisão, como escolher as frases do vestiário dos atletas, design do uniforme e até direito ao voto no clube.
Valorização – engajamento é o maior argumento para adquirir um fan token. Entretanto, por ser um ativo digital ele detém seu valor e pode crescer ainda mais dependendo, por exemplo, de uma negociação de jogadores.
As desvantagens podem te surpreender:
Especulação – Muitas pessoas adquirem um fan token pensando em negociações de compra e venda. Mas fiquem espertos, porque ele não é um ativo de especulação. Isso significa que, quem quiser manipular uma transação, pode se colocar em risco e perder dinheiro de verdade.
Falta de engajamento – já falamos sobre o principal argumento para um fan token atrair os torcedores que é o engajamento, mas se os clubes não são criativos em suas ações de promoção e de experiência, quem detém esse ativo deixa de ver valor nesse token.
Outro Token do Santos FC
O Santos Futebol Clube também apresenta um outro tipo de ativo digital que já domina as quatro linhas.
Você já sabe das vantagens e desvantagens de um Fan Token, mas fato é que ele não é um investimento. Porém, alguns times já contam com um token diferenciado, que é o token baseado em método de solidariedade da FIFA. E, é claro que, o Santos Futebol Clube tem esse token, chamado o Token da Vila.
Esse tipo de token está associado a um grupo específico de jogadores de um clube, e a qualquer momento em que esses jogadores são vendidos, as pessoas detentoras desse ativo terão direito de receber um percentual dos lucros da transação. Na prática funciona assim, o clube que ajudou na formação desse atleta desde a base, recebe 5% do valor negociado.
O Token da Vila tem um grande peso com pelo menos 12 atletas que foram formados pelo clube, entre eles Rodrygo e um dos mais famosos Neymar Jr, atualmente jogador do Al-Hilal. Logo, quem investiu nesse ativo foi beneficiado, por exemplo, com a saída do Neymar do Paris Saint-Germain para o time das arábias.
Como falei anteriormente, o mercado cripto está ganhando cada vez mais os campos de futebol.
E por isso mesmo, torcedores não se relacionam mais com seu time apenas do sofá de casa ou do estádio.
Seu time pode ganhar ou perder, mas a tecnologia blockchain tem permitido que os fãs se aproximem muito mais do seu time do coração vivendo experiências únicas através do Fan Token.