Conteúdo atualizado a 13/09/2023
A palestra “Como as smart cities estão se preparando para os novos desafios em energia?”, apresentada pela Márcia Loureiro, Head eMobility Vibra Energia, indicou alguns dados bastante interessantes, como o fato de que, até 2050, 75% da população vai viver nas cidades grandes. O que vai acontecer com isso? Ainda mais desafios e problemas para serem resolvidos.
Taabela de Conteúdos
Smart cities como solução
A necessidade de uma cidade inteligente foi, então, apresentada, mas lembrando sempre que o conceito de inteligente é uma junção de pequenas aplicações e que precisam ser personalizadas de acordo com particularidades e urgências de cada cidade. Tais recursos podem ser em mobilidade, segurança, energia, entre outros.
Como seria a mobilidade?
A questão da mobilidade foi citada com uma das mais importantes nas mais diferentes cidades grandes, envolvendo, por exemplo, controle de tráfego. Além disso, automóveis elétricos também foram destacados e o fato de atualmente, em São Paulo, qualquer novo ônibus precisar obrigatoriamente ser elétrico.
E as baterias?
Ainda em relação aos carros elétricos, foi citado uma questão importante e que pode preocupar: como as baterias serão descartadas? Como possuem uma segunda e até mesmo uma terceira vida, o reúso das baterias podem ser uma das saídas.
Por fim, destacou-se que é muito importante entender que o conceito de cidades inteligentes não é algo abstrato e que há cada vez mais recursos disponíveis.
Não perca os demais conteúdos desse festival, buscando a tag Blockchain Festival: Rio .
2 Comentários
Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me?
Thank you for your feedback. Yes, ask all the questions you have.