Conteúdo atualizado a 24/11/2023
O WebSummit Lisboa terminou no dia 16 de novembro de 2023, depois de receber centenas de empresas e startups brasileiras. Entre as inovações apresentadas no evento, a Trustt Digital demonstrou como o futuro da economia será a tokenização de ativos de valor.
Conhecida por criar tokens a partir de ativos como ações, commodities e títulos de investimento, a Trustt Digital utiliza a mesma tecnologia que deu vida ao bitcoin, a blockchain, explica o CEO da empresa, Michel Vitale.
“A Trustt Digital é uma plataforma para gerenciamento de ativos digitais e investidores. Especializada em estruturação e digitalização de ativos reais via rede blockchain, regulada conforme as leis brasileiras.”
Blockchain para criar tokens
A Trustt Digital é pioneira quando o assunto é tokenização de ativos de valor. Com o Brasil apresentando uma abertura para novos projetos relacionados à economia digital, a empresa foi considerada a primeira do mundo S.A. a oferecer esse tipo de serviço, mas totalmente regulado.
“A Trustt traz expertise jurídica e de negócios. Ganhou destaque por ser a primeira S.A. tokenizada do mundo regulada, ao estruturar a S.A. tokenizada (ações digitais nativas), e a primeira no mundo a emitir Crédito de Compensação ambiental. Transparência em tempo real, automação de contratos, redução de custos e rapidez de informações tem sido a proposta de valor da Trustt para o mercado.”
Além de tokenizar ativos reais de valor, Vitale explica que a Trustt Digital é responsável por todo o processo de gerenciamento e elaboração do projeto do token.
Não perca também: NFC Vault – Entrevista exclusiva
Ou seja, é possível realizar estudo de mercado, tokenização e até consultoria jurídica sobre a viabilidade da emissão do token proposto pelo cliente, explica ele.
“Realizamos todo o processo de consultoria e execução: De definições econômicas do token, estruturação jurídica e modelagem da rede do ativo digital a emissão do token, ou seja, ativo real digitalizado com tecnologia blockchain.”
O que pode ser transformado em token?
Com a tecnologia blockchain é possível criar uma representação digital de ativos de valor, que até então não eram negociados em plataformas online.
E, o CEO da Trustt Digital fala que praticamente qualquer ativo de valor pode ser transformado em token. No entanto, ele frisa que os principais ativos já tokenizados na empresa são fundos, títulos, bens e imóveis.
“Os principais ativos são: Capital Equity, Bens e Imóveis, Commodities, Títulos e Fundos de Investimento.”
De olho no futuro da economia
Com uma projeção de crescimento importante para o setor nos próximos anos, a Trustt Digital sai na frente ao oferecer o serviço de tokenização.
Citando uma pesquisa de mercado, o CEO da empresa aponta que em breve 10% de todos os ativos de valores serão transformados em tokens.
Sendo assim, o mercado projeto que a tokenização movimentará até US$ 24 trilhões nos próximos ele, conclui ele.
“Projeções indicam que até 10% dos valores mobiliários serão representados por tokens entre 2025 e 2027, podendo chegar ao volume de US$ 24 trilhões. Na Trustt, temos percebido esse aumento expressivo de volume de transações de ativos digitalizados. Temos percebido internamente esse volume, pois a Trustt tem uma curva mensal de ascensão da nossa prestação de serviços ao mercado.”
Real digital e tokenização no Brasil
Ao comentar sobre o futuro da economia, Michel Vitale fala que uma transformação no setor deve acontecer com a digitalização dos negócios.
Ele exemplifica isso falando sobre o real digital, que será lançado em 2024 no Brasil. Além disso, Michel afirma que já é possível tokenizar um carro, por exemplo.
Também na WebSummit: NoxPay – Entrevista exclusiva com Lucas Bassotto
“A dinâmica de negócios e a velocidade do dinheiro muda completamente, com a digitalização de ativos. Mais negócios surgirão, ao passo que outros negócios podem não mais existir. Com o real digital, e a tokenização de um veículo, por exemplo, pode se realizar a transferência imediata de propriedade e registro dela. Qual seria o papel do cartório e do despachante nesse caso?”
Tokenização no WebSummit Lisboa
Além de inteligência artificial, a tokenização de ativos de valor esteve em pauta durante o Web Summit Lisboa 2023.
O CEO da Startup School Ventures, André Vidal, que é investidor da Trustt Digital e representou a empresa no evento, diz que a participação do negócio tinha como objetivo a projeção internacional.
“Entendo que conseguimos mostrar a essência do que a Trustt Digital representa – inovação, segurança jurídica, visão do futuro com blockchain, e o nosso desejo de romper com barreiras nacionais e apresentar o produto para o mundo.”
Para Vidal, o Web Summit Lisboa representa uma incrível oportunidade de trocar ideias, networking e demonstra como barreiras culturais e geográficas podem ser rompidas através da inovação tecnológica.
“A interação com os visitantes do stand foi um elemento chave. Mostramos como as soluções da Trustt Digital geravam o impacto, sendo as conversas com investidores de todo o mundo como ponto alto. Em cada pitch ficou claro o universo de possibilidades que se abria para novos negócios em diversas partes do mundo, refletindo a relevância do nosso trabalho para o mundo dos negócios. Essas conversas transcenderam barreiras culturais e geográficas, tecendo uma rede de conexões que ultrapassaram fronteiras e agora estamos colhendo os resultados do evento.”
O futuro da Trustt Digital
O Web Summit Lisboa serviu também para clarificar os principais objetivos da Trustt Digital no futuro no mercado.
André Vidal comenta que os próximos passos de crescimento da empresa devem ser pensados a partir do evento, que abriu várias portas para a Trustt Digital.
“Olhando apenas para os resultados da nossa participação, conseguimos separar aquilo que é tangível de ser realizado ao longo dos próximos meses e aqueles de impacto imediato. De imediato, é possível dizer que várias portas se abriram para potenciais parcerias, além de interessados no modelo de negócio. Isso nos permitiu alçar mais um degrau de nosso planejamento estratégico de 2023, que seria levar a marca para ter o reconhecimento da nossa posição como inovadores não apenas no Brasil, mas também no cenário tecnológico global.”