Conteúdo atualizado a 22/11/2023
Depois de quatro dias de programação, o WebSummit Lisboa chega ao fim nesta quinta-feira (16). O evento, considerado o maior de tecnologia do mundo, teve importantes discussões sobre inteligência artificial e metaverso.
O último dia do WebSummit Lisboa também foi voltado para startups. A primeira palestra desta quinta (16) discutiu sobre como startups da Europa podem encontrar um financiamento para seus negócios, na palestra “Find investment: Europe-ready startups.
As palestras voltadas para startups continuaram acontecendo ao longo do dia com a “Breakout Startups” e “B2B startups: How to unlock access to corporates”, voltadas para a área de financiamento e investimento em novos negócios.
Tabela de conteúdos
Novas tecnologias no WebSummit Lisboa
Além de uma importante discussão sobre o aspecto legal da inteligência artificial, o evento também trouxe palestras sobre outras tecnologias disruptivas que integram soluções I.A., como blockchain, internet das coisas (IoT) e robótica.
Sendo assim, na palestra “Hardware, Robotics & IOT” os participantes do Web Summit Lisboa puderam compreender como essas tecnologias são integradas em soluções digitais criadas com inteligência artificial.
Para a CEO e fundadora da ASIMobile, Christine Fraser, a robótica enfrentará uma grande curva de crescimento no mercado nos próximos anos, tal como aconteceu com a I.A. recentemente.
“Você vê o crescimento nesse Web Summit sobre I.A. Eu acredito que está sendo uma curva similar com a robótica e a inteligência artificial juntas, nesses anos que estão vindo.”
Metaverso, Inteligência Artificial e música no evento
Além de produzir conteúdos e imagens, ferramentas de inteligência artificial podem ser usadas para criar músicas totalmente originais. E na palestra “Metaverse metamorphosis: AI, music and the future”, a artista Sami Tauber explicou como integrar música, inteligência artificial e metaverso.
Ela apresentou seu avatar futurístico, onde ela assume a produção musical a partir de ferramentas de I.A. capazes de criar sons, reproduzir instrumentos e até criar uma voz totalmente digital.
Mas, além disso, ela falou sobre o hype do metaverso criado nos últimos anos, com grandes empresas como o Facebook apostando em criar seu próprio universo digital.
Portanto, Sami explica que o hype do metaverso já vivenciou um ciclo completo. No entanto, ela compara a consolidação dessa tecnologia como o momento em que o ser humano se transformou na espécie na qual conhecemos até hoje.
“A primeira coisa que precisamos entender sobre o metaverso é que é o futuro da internet, onde sua vida física vive integrada com sua vida digital. Agora, essa palavra metaverso está deixando de um ciclo completo hype na mídia, mas o caminho até isso é o futuro da humanidade.”
O futuro do Web Summit Lisboa
No último dia do Web Summit Lisboa, as principais palestras foram voltadas para o futuro da tecnologia em diversas áreas. Além da inteligência artificial protagonizar o encerramento do evento, projeções para a área da tecnologia foram realizadas por palestrantes e especialistas.
Na palestra “The 2024 startup playbook”, por exemplo, especialistas discutiram sobre o que esperar do mercado de investimentos em novos negócios para o ano de 2024.
Outros temas que fizeram parte do encerramento do Web Summit Lisboa 2023 foram: medtech, nova economia, transportes, cinema e mobilidade. Em 2024, Lisboa receberá mais uma edição do evento.
Mas, antes disso, o Web Summit deve estrear no Catar, com sua primeira edição no Oriente Médio. Também está previsto para acontecer no próximo ano a segunda edição do Web Summit no Brasil, o Web Summit Rio.