Conteúdo atualizado a 14/11/2023
O WebSummit Lisboa chega em seu segundo dia com mais de 70 mil pessoas de 153 países participando do evento. Considerada a maior conferência de tecnologia, no total serão quatro dias de programação com palestras, exposições e novas tecnologias.
Nesta terça-feira (14), os principais temas discutidos no WebSummit Lisboa foram tokenização de ativos de valor, web3 e inteligência artificial (I.A).
Na palestra “What is the future of AI integration in finance“, especialistas discutiram sobre os avanços da tecnologia, além de falar sobre tokenização e regulação.
Tabela de Conteúdos
WebSummit Lisboa
O WebSummit Lisboa acontece em Portugal entre os dias 13 e 16 de novembro de 2024. Durante quatro dias, mais de 2,6 mil startups participarão do evento, que também teve uma edição no Brasil.
Em 2024, além de Lisboa, o evento acontecerá novamente no Brasil, e, pela primeira vez, no Catar.
Essa é a oitava edição do Web Summit em Lisboa, e em 2024, será a segunda edição do evento no Brasil, que recebeu a primeira versão do evento fora da Europa.
Tokenização e inteligência artificial
A tokenização de ativos de valor é um desafio regulatório. O processo, que consiste em transformar um ativo real em um ativo virtual não compete com outras ferramentas financeiras que já existem no mercado financeiro tradicional.
De acordo com o CPO da FintechOS, Márcio Spínola, a tokenização de ativos permite criar novas ferramentas financeiras como o empréstimo descentralizado.
Ele participou da palestra “Building bridges: The new era of finance“, ao lado de especialistas como Anita Hawser, editora do The Banker.
“Portanto, na verdade, não competimos com eles nos mercados em que operam diretamente. No entanto, eles entendem os empréstimos ao consumidor incrivelmente bem. E eles estavam realmente interessados nesta oportunidade de dizer, bem, na verdade, sabemos quais são as limitações, podemos fazer isso de maneira muito, muito diferente.
E então, para eles, olharam para o que estávamos fazendo, gostaram da história, queriam ver provas. E assim fomos capazes de mostrar que, a partir do tipo de trabalho inicial que fizemos, os empréstimos iniciais que fizemos com outros parceiros, e então, quando eles se sentiram confortáveis com o conceito, realmente funciona, é ótimo adequado para nós, queremos poder financiar esse ambiente. Novamente, e queremos ajudá-lo a distribuir essa tecnologia. Então deveria ser de uma forma fantástica.”
Uma evolução para créditos de carbono
Além de criar tokens a partir de empréstimos e ativos de valor como ações e títulos de crédito, é possível tokenizar até créditos de carbono.
Ao falar sobre o futuro do setor financeiro, Anita Hawser comparou o uso de inteligência artificial com o uso de fax, para exemplificar que essa tecnologia disruptiva promoverá inclusão financeira e avanço tecnológico para a economia em geral.
“Minha previsão seria que as pontuações de crédito seguiriam o caminho do aparelho de fax. Acho que o futuro serão avaliações de risco personalizadas baseadas em big data impulsionadas pela IA, que impulsionarão a inclusão financeira e um acesso muito melhor a produtos financeiros.”
Não esqueça, acompanhe nossa tag WebSummit e mantenha-se a par de tudo!