Conteúdo atualizado a 12/02/2024
Após o anúncio da retirada do serviço cripto em solo americano pela Revolut, a Paypal decidiu entrar em campo, e avançou com a sua própria stablecoin!
Num comunicado de imprensa emitido no passado dia 7 e lançado no respetivo newsroom, a empresa sublinha o potencial que as stablecoins, desde que regulamentadas, são promissores para revolucionar os pagamentos no contexto de web3. É, aliás, com base neste potencial que a empresa de pagamentos online avança para o lançamento da PayPal USD ou PYUSD)
Tabela de Conteúdos
Agarrada ao dólar
Esta stablecoin (se ainda não está familiarizado com o jargão, consulte o nosso criptonário), desenvolvida tendo por base a rede Ethereum, será emitida pela Paxos Trust Co. e estará ‘agarrada’ ao valor do dólar. Isto é, o seu preço variará consoante o valor da moeda de referência norte-americana e será completamente suportada por depósitos, títulos do tesouro (de curto prazo) e ativos de caixa semelhantes.
Reforço da credibilidade
Esta decisão vem reforçar a crença da Paypal na tecnologia blockchain em geral e nas stablecoins em particular.
Com efeito, a ideia de criar uma stablecoin está presente desde há muito tempo entre os responsáveis e até se equacionou a hipótese de a lançar em janeiro do ano passado. Porém, tal seria de ser feito dentro de um contexto regulatório favorável, algo que já acontece à data de hoje. De facto, a empresa afirmou que há sinais de progresso relativamente à clareza dos regulamentos, pelo que fez sentido avançar com uma alternativa de stablecoin às atualmente existentes no mercado.
O que muda ?
O desejo do CEO, Dan Schulman, é que esta stablecoin se torne parte relevante da rede de pagamentos da Paypal.
A partir do dia 7, os clientes elegíveis nos EUA que comprarem a stablecoin, terão a possibilidade de:
- Transferir o PayPal USD entre o PayPal e carteiras externas com compatibilidade;
- Enviar pagamentos entre usuários usando PYUSD;
- Financiar compras com a nova PYUSD, selecionando-a no checkout;
- Converter qualquer uma das criptomoedas suportadas pela plataforma de e para o PYUSD.